quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Deus ama-nos de uma forma particular


Foi mesmo com esta certeza que nos reunimos dia 18 e 19 de Janeiro na sede da Delegação, comunidade de Santo António, Cavaco, para rezarmos, partilharmos e reflectirmos sobre a nossa Fé e para olharmos um pouco para a vida e o crescimento da Congregação ao longo dos três anos que passaram desde o Capítulo de 2010 a 2013.
Eramos um total de 22 irmãs. Neste percurso fomos ajudadas pela ir. Glória Veloso a nossa Superiora Geral.
A manhã foi de retiro. A nossa Fé foi por nós avaliada verificando qual a qualidade e o grau onde nos encontramos. A nossa Fé tem de ser mais madura, mais adulta e não uma Fé infantil.
Foram dois dias cheios de riqueza espiritual. No Domingo celebrou connosco o grande amigo, D. Óscar Lino Braga Bispo emérito de Benguela, que nos brindou com palavras de Esperança e de confiança, incentivando-nos a sermos sinais e testemunho alegre do amor de Deus nos lugares onde vivemos. Pediu que não seguíssemos o caminho do materialismo, tornando-nos funcionárias públicas, pensando no vencimento, que ele apelidou como: “demónio” e deixando para traz a vida de oração e a concretização dos nossos compromissos como consagradas.
Disse que o trabalho é importante, mas no seu lugar. Disse-nos: trabalhai mas sem fazer do trabalho a prioridade da vossa vida.
Cantamos e muito bem: “Eu venho Senhor para fazer a vossa vontade”. É mesmo isto que acontece connosco? Então vamos, caminhemos com Fé, com Esperança, sem regatearmos o nosso tempo ao Senhor do Tempo. Com Ele temos tudo, sem Ele não temos nada.
A tarde foi de diálogo e partilha. A grande conclusão é de que todas precisamos de crescer na humildade para que tudo concorra para o nosso bem e bem de todos. O sentido de pertença à Congregação mede-se pela nossa fidelidade ao Carisma, responsabilidade e comunhão vividas nas obras que nos confiam e na vida fraterna que fazemos crescer com harmonia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.