terça-feira, 9 de julho de 2013

Santo Padre: O mistério pascal é o coração palpitante da missão da Igreja

O Papa Francisco presidiu, na manhã deste domingo, na Basílica de São Pedro, a celebração eucarística de encerramento do "Dia dos seminaristas, noviços, noviças e todos os que estão no caminho vocacional".

O evento, promovido pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, no âmbito do Ano da Fé, reuniu de 04 a 07 deste mês, em Roma, milhares de seminaristas, noviços e noviças de vários países.
"Vocês são seminaristas, noviços e noviças, jovens em caminhada vocacional, vindos dos diversos cantos do mundo. Vocês representam a juventude da Igreja. Se a Igreja é a Esposa de Cristo, de certo modo vocês representam o seu tempo de noivado, a primavera da vocação, o período da descoberta, do discernimento, da formação. E é um período muito belo, em que se lançam as bases do futuro", disse Francisco.
.
Cordial encontro do Papa com jovens em caminho de formação. Quatro "pilares" essenciais: vida espiritual, intelectual, apostólica, comunitária

Quatro os “pilares” indispensáveis para a formação dos futuros padres e pessoas consagradas, segundo o Papa Francisco: vida espiritual, vida intelectual, vida apostólica e vida comunitária. Foi um caloroso encontro o que teve encontro sábado à tarde, na Sala Paulo VI, do Vaticano, com uns seis mil jovens, rapazes e raparigas em fase de discernimento vocacional e mesmo de formação para o ministério e a vida consagrada, vindos a Roma em peregrinação, no contexto do Ano da Fé, provenientes de 66 diversos países. O Papa Francisco recordou que os sacerdotes, as religiosas e os religiosos têm de procurar a “fecundidade pastoral” capaz de dar alegria e pediu-lhes que não sejam “estéreis”.Evocando experiências pessoais de vida, com bom humor e numa linguagem coloquial, o Papa apresentou temáticas relacionadas com a vida sacerdotal e consagrada. Antes de mais a alegria: é a alegria que deve caracterizar a vida dos sacerdotes, das religiosas e dos religiosos. Quando não deixam transparecer esta alegria, tal mostra que existe uma vida de verdadeira doação, com o que representa de “paternidade e a maternidade pastoral”. “Quando um padre não é pai da sua comunidade e quando uma irmã não é mãe de todos aqueles com quem trabalha, torna-se triste”, afirmou o Papa.