sexta-feira, 6 de janeiro de 2012



Eis o sinal do Grande Rei!

Ao longo da semana vivendo em espírito natalício ainda, 
fomos ouvindo os maravilhosos ensinamentos de Jesus.

Como foi ternurento o encontro de Jesus com João! " Eis o Cordeiro de Deus!"
Como foi extremamente edificante o convite de Jesus: " Vinde e vede"!
Como são maravilhosos os círculos concêntricos da sedução de Jesus!
Fazer a experiência de Jesus na vida, torna-nos mais capazes de perceber que é na humildade que se fazem as grandes coisas e Ele tem de ser o centro de tudo o que somos e temos!
Ser amigo de Jesus, caminhar com Ele, escutar a Sua Palavra, sentir a Sua presença em nós, é consolador!
Com Jesus damos passos de gigante, mas se o esquecemos, o nosso caminho fica estreito e pedregoso!

Senhor, neste tempo de graça em que me ofereces a oportunidade de experimentar uma nova vida e sentir o perfume de novas irmãs, eu Te deixo o render da minha gratidão por elas.Que a Tua palavra seja para cada uma de nós esse vaso de alabastro derramado em nossos corações, para espalhar com esperança o perfume inebriante da tua exortação, do teu conselho, da tua lei, do teu amor.

Deixo a minha pobre oferta diante de Ti! O ouro mais precioso da minha vida, o incenso mais perfumado do meu desejo de entrega e doação, a mirra da minha iniquidade, da minha fraqueza e da minha tão grande necessidade de experimentar na vida a Tua Omnipotência para que tudo quanto me deres para realizar tenha a marca do amor, do sacrifício e da doação plena.


A missão tem de ser realizada de coração aberto. 
O caminho do anúncio exige entrega sem limites. Conhecer-te e tornar-Te conhecido é a minha missão...

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

"Não há missão sem visão"


João vê Jesus que se aproxima dele. Também eu me aproximo de Jesus e tantas vezes Ele passa ao largo e não o vejo. Como vivo a grandeza dos sacramentos? Como celebro a liturgia da minha vida? 

O matiz das cores, mistura-se na beleza da comunidade, da Igreja e dos pobres para quem devo viver na integridade do meu ser. Este deve ser o verdadeiro encontro que Cristo me vai pedindo diariamente. O testemunho de vida que devo dar é a referência séria e concreta do meu amor a Cristo que vem até mim, nos variados expoentes da vida que não é cor-de-rosa, mas real e com um gosto admirável a sacrifício.
João baptiza com água. 

Água que lava, que purifica. João reconhece o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E eu? Que efeito tem em mim o meu ser cristão?

O Espírito desce sobre Jesus. O doce nome de Jesus, que vem para testemunhar a grandeza das maravilhas do Pai. O Mistério de amor tão fecundo, que vem para salvar, para curar, para refazer a vida de um pecado concretizado na pobreza da humanidade de que somos criados..

Onde está o Espírito tudo é possível, tudo se recria e renasce. 


Urge ser testemunhas fecundas Daquele 
que nos baptiza no Espírito Santo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Não é fácil responder à pergunta: "Que quereis?"

Quem pode dizer que se conhece a si mesmo?
Somos frequentemente uns desconhecidos para nós mesmos. Definimos-nos sempre a partir de comparações com os demais. Mas a resposta mais óbvia é frequentemente dizer, como João: "não sou eu", "não".
João descobre a sua identidade a partir do texto de Isaías. E nós quando descobrimos a nossa identidade? Será que isto acontece quando Deus nos fala? Será que escutamos a Sua Palavra de exortação, de conselho e de fortaleza?

O que valemos aos olhos do Criador? A Ele nada escapa e é com Ele que temos de nos tornar nas mensageiras do nosso tempo. A nós compete preparar de novo os caminhos do Senhor. Porque não, dizer que somos os novos percursores, capazes de proclamar bem alto a mensagem de paz transmitida no Evangelho?

Actuar com a força do Espírito. Com serenidade perguntar-me quem sou eu? Depois, no silêncio interior, aquele que nos conduz até ao seio do Pai, respondermos: eu sou uma ungida do Senhor, o Espírito de Deus actua em mim e colabora comigo. Tudo na minha vida é útil e faz sentido com a presença do Espírito.

"Eu baptizo-vos com água, mas entre vós há alguém que não conheceis: a esse, eu não sou digno de desatar as correias das sandálias..."

domingo, 1 de janeiro de 2012



" Regressaram dando glória e louvores a Deus 
por tudo o que tinham visto e ouvido..."

Senhor, da-me um coração como o de Maria, aberto para Te escutar, simples para Te amar e realizar em cada instante da minha vida a Tua Vontade. Que como Maria, saiba guardar intacta a minha aliança de amor contigo. Que da minha alma brote o desejo ardente de Te procurar e no silêncio escutar a beleza da Tua Palavra, que é Luz nos meus caminhos.

Que o Teu abraço de paz, hoje venha acompanhado da Tua bênção para a humanidade inteira que geme a ausência da paz, da justiça, da verdade e do amor.