sexta-feira, 23 de dezembro de 2011



O Senhor se aproxima
Padre Raniero Cantalamessa indica os leigos como novos evangelizadores
Diante do mundo ocidental secularizado e em alguns aspectos pós-cristão, o Pregador da Casa Pontifícia se questionou: “Quem sabe a fé cristã não deva voltar para a Europa, a partir dos países que foram por estes uma vez evangelizados; mas desta vez não a partir do Norte, como depois das invasões bárbaras, mas a partir do Sul.”
Ecoando as palavras que o Santo Padre falou sobre a fé encontrada na África, “mais vibrante e intensa do que aquela encontrada no Ocidente agora”, Pe. Cantalamessa indicou o surgimento de uma nova categoria de anunciantes: “os leigos”.
“Não se trata- ele explicou - da substituição de uma categoria por outra, mas de um novo componente do Povo de Deus que, vem somar aos outros, permanecendo sempre os Bispos, liderados pelo Papa, os guias competentes e responsáveis últimos pela tarefa missionária da Igreja.”
De acordo com o Pregador da Casa Pontifícia, a tarefa principal é ajudar “a humanidade a estabelecer um relacionamento com Jesus."
O Evangelho de Lucas relata que foram 72 os primeiros apóstolos que Jesus enviou em missão.
E São Leão Magno, comentando, escreve que “Jesus enviou os 72 ‘dois a dois’, porque em menos de dois não pode haver amor” e, é a partir do amor que os homens podem reconhecer que somos seus discípulos.
“Isso vale para todos - disse Cantalamessa - mas de maneira especial para os pais”, por isso são determinantes as famílias missionárias.
"A parábola da ovelha perdida - acrescentou – se apresenta atualmente invertida: 99 ovelhas estão longe e uma manteve-se à oliveira. O perigo é passarmos o tempo todo a cuidar daquela única que permaneceu, e não ter tempo, até mesmo pela escassez do clero, de ir à busca das perdidas. Isso revela a contribuição providencial dos leigos”.
E, ainda assim, "Jesus queria que seus apóstolos fossem pastores de ovelhas e pescadores de homens. Para nós, o clero, é mais fácil ser pastores que não pescadores, isto é, nutrir com a palavra e os sacramentos aqueles que vêm à igreja, do que não andar em busca dos distantes, nos mais diferentes ambientes da vida”.
Sobre as razões da eficácia dos leigos e dos movimentos eclesiais, o Pregador da Casa Pontifícia, citou um famoso canto espiritual dos negros, intitulado "There is a balm in Gilead”, que diz: "Se não sabe pregar como Pedro; não sabe pregar como Paulo, vai para sua casa e diga aos seus vizinhos: Jesus morreu por nós!”
“Em dois dias será Natal – comentou Pe. Cantalamessa - É reconfortante aos irmãos leigos, lembrar que ao redor do berço de Jesus, além de Maria e José, estavam seus representantes, os pastores e os reis magos”.
E concluiu – “tudo começou com aquele Menino na manjedoura” e “Cristo nasce hoje, porque ele realmente nasce para mim quando eu reconheço e acredito no mistério. (...) Vem, Senhor, e salva-nos!”

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011



Senhor da manifestação

Surpreendida pela riqueza da Tua Palavra, posso exclamar que me faltam as palavras para me dirigir a Ti. Ontem uma Anunciação tão esperada, hoje, fico desarmada com a Tua presença na família de Zacarias e Isabel. Uma acontece na humilde casa de Nazaré, a Maria uma jovem do povo simples e de uma família com pouca relevância na sociedade. Hoje, Zacarias é o sacerdote do Templo, homem influente e importante no seu tempo.
Que beleza, ímpar! Maria acolhe o anúncio com total disponibilidade e uma fé inquebrantável, Zacarias, com dúvida, com desconfiança pede provas. Será que pode ser mesmo, o Batista nascer de uma mulher de idade avançada e estéril?
Tu, Jesus, nasces de uma Virgem, a Cheia de Graça, a plena do Espírito Santo. Tu revelas-Te donde, quando e como te apraz. O momento da Anunciação vem dizer ao meu coração que Tu, preferes sempre os simples, os pequenos e os humildes. Tu dás a Fé suficiente para acatar a Tua Palavra, o Teu convite.

Nada, mais Te, posso dizer a não ser que aumentes a minha Fé, que me faças ver que só o Amor é capaz de todas as coisas. Com o amor, é possível acreditar e ver mais além do que os nossos olhos possam contemplar.
Na casa do meu coração, vens para fazer morada. Nem sempre respondo com prontidão. Nem sempre abro as janelas da alma para deixar entrar a luz que vem desfazer as minhas trevas. 
A minha língua fica presa porque a Fé não é suficiente para Te proclamar com desenvoltura, mas quero alegrar-me com a Tua vinda, quero saborear a doçura do Teu amor, quero experimentar a alegria do teu ser que me habita. Tu me escolhes para ser Tua testemunha, Tu lanças a cada hora ao meu coração, o desafio admirável para acolher a Tua visita, pedes-me que ponha nela todo o afã contemplativo.

Nada, mais posso mesmo dizer a não ser: obrigada pelos Teus desígnios admiráveis, pela Tua ternura incomparável.
O papel de João é o de preparar os Teus caminhos, de ser a voz que clama no deserto, de Te mostrar ao mundo como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Senhor, dá-me a graça de ser uma verdadeira testemunha do teu amor, a fim de que com palavras e obras, Vos leve a todos os povos e nações.



domingo, 18 de dezembro de 2011

Senhor do serviço
Ajuda-me a entender o Teu seguimento, Senhor, na linha do serviço. Não quero privilégios, nem primeiros lugares, nem agradecimentos públicos. Sim, quero apenas destacar-me, no realizar a Tua vontade, no serviço simples e humilde como o Teu e o de Maria. Quero ser servidora da Tua Palavra, quero entender a perfeição do Teu serviço.
Quero estar especialmente atenta para não deixar fugir as ocasiões de serviço. Faz comigo como Te aprouver.

Sou a Escrava do Senhor...