sábado, 8 de outubro de 2011

Descansar em Ti...



Senhor Jesus!
Quisera descansar em Ti, quisera repousar em ti a minha vida,
Quisera saciar a minha sede humana com a Tua imagem,
Mas a verdade é que dei comigo tão ressequida
Que pensei ser incapaz de deixar que entres na minha história
Na minha vida tão cheia de desertos e securas áridas.
Suscitastes em mim o desejo do encontro,
A sede de beber a Tua água cristalina,
De experimentar a riqueza da tua misericórdia
Vivendo numa conversão continua e permanente.

Ter sede de Ti, da tua Palavra
É acolhê-la em mim como Palavra eterna,
Aquela que jorra para a vida eterna
E corre todas as veias do meu ser.
Ter sede da Tua palavra significa sair ao teu encontro
Preencher os meus vazios de amor e de ternura
Com a tua doçura e a Tua capacidade de me amar tal qual como sou.

Tu me envolves, tu me cercas por todos os lados,
Tu sacias o meu viver tão afadigado, tão cansado
De coisas que não passam de supérfluos sem valor, sem sentido!
Tu me inundas com a força do teu espírito
Tu me fortaleces e me encorajas a viver em Ti e para Ti,
Como se fosses único para a minha tão pobre existência,
Tu me conduzes doce pastor de quem sou ovelha tresmalhada


Dá-me água viva que seja poço e fonte, riacho e rio
Sempre a correr desaguando num mar infinito
De um amor que me abrasa e seduz.
Sou Senhor, como a samaritana, bem sabes de quem te falo,
Ela pecadora, eu pecadora, ela mulher sedenta de amor,
Eu mulher sequiosa e mendiga de um amor eterno.
Estou submergida num combate sem flechas, nem estrondos
Um combate silencioso e entendido apenas a dois, eu e Tu.

Quisera Senhor descansar!
Quisera repousar em Ti a minha vida
Quisera saciar-me com a tua imagem,
Quisera contemplar-te nas águas da minha pobre humanidade,
Quisera reler e descobrir a minha vocação
No rosto dos irmãos que são rostos de vida e dons de amor.
Oxalá, Senhor, fosse eu capaz de correr deixando brotar
Do meu ser uma felicidade irresistível, apenas por te ter encontrado,
Apenas por aprender a gozar da plenitude da tua amizade,
Apenas por descobrir no brilho do teu olhar
O amor e a bondade do teu coração que me repassa
Me sacia e inebria de uma graça sem fim
Que não tem palavras apenas silêncios repletos de gratidão.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Deus nada é impossível...

No dia de hoje, celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja nos leva a meditar no cumprimento da profecia de Is 7,14, na qual Cristo nasceria de uma virgem. Seis meses depois de Isabel ter engravidado, o anjo Gabriel apresentou-se a Maria em Nazaré e anunciou o propósito divino em conceber o Filho de Deus no ventre da Virgem Santíssima. Ele anunciou que se lhe daria o trono de Davi e que esse reino seria eterno, cumprindo assim a profecia de Cristo em 2 Sm 7,12-13; Sl 132,11; Is 9,7; Dn 2,44.
Maria, ao aceitar o desafio do Senhor, também aceitou o perigo da sociedade em apedrejá-la por adultério, por estar comprometida com José. Outro risco que tinha de enfrentar era a ruptura do seu casamento quando José soubesse dessa situação. No entanto, Maria preferiu fazer a vontade de Deus a agradar a homens, ainda que lhe custasse tudo. Um grande exemplo para nós! Também lhe é anunciado que sua parenta Isabel havia concebido em sua velhice e que já era o sexto mês para aquela que era considerada estéril, porque nada é impossível para Deus.
Isto nos deve chamar também à atenção. Lucas conta a história do nascimento de Jesus – principalmente – desde a perspectiva de Maria em quem Deus cumpre as promessas feitas a Abraão.
O nascimento virginal é uma doutrina cristã fundamental, que aparece no Credo dos cristãos desde muitos séculos atrás. Pelo nascimento virginal, por obra do Espírito Santo, Jesus Cristo não teve pecado original e, por isso, foi capaz de oferecer um sacrifício perfeito para salvar a humanidade, porque só os homens livres podem salvar os condenados. Só o Homem celeste pode santificar o homem da terra.
Se Jesus tivesse nascido de um pai humano, teria sido um homem comum, incapaz de nos salvar.
Que com Maria, a Mãe de Deus e, sobretudo, com o seu “sim”, a nossa atenção se volte para Jesus e com Ele percorramos a trajetória de Sua vida: nascimento, ministério, Paixão e ressurreição.

Nossa Senhora do Rosário


Esta festa foi instituída pelo Papa Pio V em 1571, quando celebrou-se a vitória dos cristãos na batalha naval de Lepanto. Nesta batalha os cristãos católicos, em meio a recitação do Rosário, resistiram aos ataques dos turcos otomanos vencendo-os em combate.

A celebração de hoje convida-nos à meditação dos Mistérios de Cristo, os quais nos guiam à Encarnação, Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

A origem do Rosário é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Desta forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nossos e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, o Venerável (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.

Na história também encontramos Maria que apareceu a São Domingos e indicou-lhe o Rosário como potente arma para a conversão: "Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério".

Essa devoção, propagada principalmente pelos filhos de São Domingos, recebe da Igreja a melhor aprovação e foi enriquecida por muitas indulgências. Essa grinalda de 200 rosas - por isso Rosário - é rezado praticamente em todas as línguas, e o saudoso Papa João Paulo II e tantos outros Papas que o precederam recomendaram esta singela e poderosa oração, com a qual, por intercessão da Virgem Maria, alcançamos muitas graças de Jesus, como nos ensina a própria Virgem Santíssima em todas as suas aparições.

Ele reinará para sempre...

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Naza­ré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.

34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Senhor da Palavra

Senhor da Palavra

Tua Palavra, é fonte de vida. Ela anima a nossa esperança, impulsiona-nos para a vivência do amor, torna-nos fortes na fé, diligentes na esperança. O convite ao recolhimento interior leva a ficar na nossa mente e no coração a Tua Palavra que precisa de ser acolhida por nós.
Não podemos fazer correrias pela mesa da Tua Palavra, tudo tem de ser meditado, nada de superficialidades, precisamos de procurar-Te caminhando pelo caminho mais curto. Um só versículo da Tua Palavra rasga fronteiras deste mundo visível onde habitamos.

Senhor da Palavra
Dá-nos a compreensão que faz falta para encarnar a Tua mensagem. Ajuda-nos a dizer sim com a vida, ensina-nos sempre com a grandeza e a sabedoria da Tua Palavra que salva.
Queremos ser discípulas da Palavra, caminhar junto de Ti, descobrir os caminhos do Teu Reino, aprender a servir e a viver com o espírito surpreendente das Bem-aventuranças. Dá-nos força, Senhor, anima o nosso caminhar, contagia-nos e inebria-nos com a água cristalina que borbulha das Fontes da Palavra que é vida em abundância. Aproxima-nos dessa fonte, ensina-nos a beber no poço da vida, mostra-nos a novidade permanente do Evangelho.

Na Tua presença, esperamos a mudança de coração, face à novidade da Tua Palavra, esperamos ansiosos a vida que actua na história em que vivemos. Dá-nos um grau de fidelidade capaz de descobrir com coerência a paixão irresistível pelo Teu Reino.
A Tua Palavra, Senhor, nos ensine a viver, nos revele os caminhos que precisamos de percorrer, faz-nos pensar seriamente na urgência de parar para fazer esse caminho de escuta que nos ajuda a discernir e nos impele para o protagonismo da missão do Teu Reino.
A Tua palavra está viva entre nós. Ela compromete-nos, desinstala-nos, convida-nos ao deserto, abriga-nos das tempestades, serena a nossa vida, acalma os tsunamis das nossas inquietações e revoluções naturais da nossa pobre humanidade.

No silêncio da oração que trespassa o coração, assumo conscientemente a certeza de que Cristo mora em mim servindo-se da Palavra e do Mistério da Fé que vivemos e celebramos. Refeita de traços embelezados com as cores da natureza, quero Senhor, ser testemunha fiel do Teu amor.
Na certeza das ondas transmissoras de som, quero com elas proclamar à terra e ao mar a autenticidade da Paz que brota da Tua doce Palavra, que me faz Tua discípula. Na beleza suprema do cosmos entrego a vontade e o coração para continuar o anúncio da salvação. Não importa a grandeza do coração, importa sim, que dele brote a mais pura oração repleta de pequenos propósitos de um amor sem limites e comprometido.
Palavras lapidares de vidas, Palavras comovedoras, nem sei como expressar com o coração trechos tão substanciosos. Com um apelo, ou grito de emoção, chamo-Te Palavra, máquina que movimenta a vida, gestora dos acontecimentos, sangue a girar nas veias da humanidade.

Verbo e Presença que habita em nós e preenche e fecunda com alegria a fraternidade universal dos irmãos que a habitam.

domingo, 2 de outubro de 2011

Trabalhadores da vinha do Senhor...

No Evangelho de hoje, Jesus conta a parábola dos trabalhadores maus. Esta história contada por Jesus retrata a incredulidade do povo de Israel – numa primeira fase – e, na segunda, de cada um de nós quando, deixando-nos orientar pelo orgulho e pela ganância, nos apoderamos dos bens que pertencem a Deus e nos rebelamos ante o convite à partilha.

Os enviados por Deus são os profetas que exortaram a Israel. Mas esses não só não foram ouvidos como também foram mortos. Um exemplo disso é o profeta Isaías, que foi serrado vivo. Não olhando pela grande perda do profeta, Deus misericordiosamente envia o Seu próprio Filho, Jesus. Porém, Ele barbaramente também foi crucificado e morto, assim como o foram os profetas que o antecederam.
Continuando com a parábola, Jesus pergunta: “E agora, quando o dono da plantação voltar, o que é que ele vai fazer com aqueles lavradores?” O povo responde, dizendo: “Com certeza ele vai matar aqueles lavradores maus e vai arrendar a plantação a outros. E estes lhe darão a parte da colheita no tempo certo”.
Jesus então conclui a parábola, dizendo: “Vocês não leram o que as Sagradas Escrituras dizem? A pedra que os construtores rejeitaram veio a ser a mais importante de todas. Isso foi feito pelo Senhor e é uma coisa maravilhosa!”

Falando da “pedra” Jesus quer que os judeus se recordem do grande acontecimento – quando da construção do Templo de Jerusalém. Assim, segundo se conta que na construção do famoso Templo de Jerusalém, os pedreiros haviam rejeitado uma enorme pedra julgando que não servia para nada por causa do seu tamanho, peso e forma. Então, os pedreiros colocaram uma pedra aqui, outra ali, até chegar à esquina. Ao chegar ao canto, notaram que faltava uma pedra adequada para amarrar a fundação, para dar sustentação à obra. Depois de muito procurar em vão, resolveram experimentar aquela pedra que havia sido rejeitada. E, para a surpresa de todos, essa pedra não só se encaixou perfeitamente naquele lugar, como ainda passou a ser a principal pedra de toda aquela construção, dando sustentação à toda obra.

A Vinha do Senhor é a casa de Israel...

Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas, e construiu uma torre de guarda. Depois, arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 
34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. 35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’. 38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse da sua herança!’ 39Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. 40Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”41Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”. 42Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas Escrituras: ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isto foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos?’43Por isso, eu vos digo: o Reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.

Senhor da Vinha...

Senhor da vinha
São muitas, as comparações que fazes nos Teus ensinamentos. A Tua vinha por momentos torna-se ingrata e incapaz de produzir os frutos esperados. Mas como dono da vinha, não a acusas de não produzir, mas chamas à ordem os agricultores, os responsáveis pela produção.
Cada grão de uva dá o seu lucro, concorre para um festim realizado com os dons da caridade escondida, mas que sopra do coração que vive preocupado com a vida do seu próximo. A minha preocupação deve ser de vida e não de ganância. Faço parte dessa vinha de quem Tu és dono. Acolho com amor e compreensão a vida do irmão que sofre, porque alguém vive disposto a destruir valores e a cultivar a injustiça e a opressão numa exploração contínua.

Ao repassar os olhos pela Tua Palavra descubro que Tu vens para a colheita e depois acabas por ser jogado fora. Fora porque não há corações acolhedores da Tua salvação. Tu vens para reclamar os frutos da justiça e vens proclamar um ano de graça do Senhor. És jogado fora das muralhas de Jerusalém, sobes ao monte Calvário, és rejeitado…
Senhor da vinha, a dureza do meu coração também te afasta da minha vida, sou também do número dos  que Te mandam embora, dos descuidados, dos indiferentes.  Fazer parte da Tua vinha significa estar à escuta, viver em constante abertura à Tua Palavra, nunca rejeitar a Tua exortação, aproveitar sempre as oportunidades que me dás para me enriquecer na Fé.

Que fique bem claro na minha vida que fazer parte da Tua vinha não é um privilégio, mas uma missão que requer compromisso para produzir frutos de justiça, de paz e de amor. Que eu saiba cantar um canto novo de amor ao meu amigo que é dono da vinha onde sirvo com alegria. Que eu produza uvas e não agraços, que não seja por Ti devastada, mas sim podada e tratada para a seu tempo dar fruto abundante.
Que fique embriagada com o mosto do Teu amor, que a oração não me deixe anestesiada, nem eufórica. Que na Tua vinha seja transmissora de uma paz surpreendente e interior, que não fique inquieta com coisa alguma, mas tudo saiba colocar nas Tuas mãos e que a minha prece seja de contínua acção de graças. Procure na minha vida tudo o que é virtude e digno do Teu louvor.

Escolhe-me em cada dia para ir e dar fruto abundante, que me deixe cuidar por Ti, que a minha resposta seja de acordo com o que me pedes em cada convite ao serviço na Tua vinha. Que as oportunidades que me dás para viver um amor maior, seja vivido com paixão com dedicação com sentido pleno de pertença ao grande Administrador da Vinha que é a casa de Israel.