sábado, 1 de outubro de 2011

Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".

Não quero ser santa pela metade, escolho tudo".

A santa de hoje nasceu em Alençon (França) em 1873 e morreu no ano de 1897. Santa Teresinha não só descobriu que no coração da Igreja sua vocação era o amor, como também sabia que o seu coração - e o de todos nós - foi feito para amar. Nascida de família modesta e temente a Deus, seus pais (Luís e Zélia) tiveram oito filhos antes da caçula Teresa: quatro morreram com pouca idade, restando em vida as quatro irmãs da santa (Maria, Paulina, Leônia e Celina). Teresinha entrou com 15 anos no Mosteiro das Carmelitas em Lisieux, com a autorização do Papa Leão XIII. Sua vida se passou na humildade, simplicidade e confiança plena em Deus.

Todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, oferecia a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja. Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face esteve como criança para o Pai, livre, igual a um brinquedo aos cuidados do Menino Jesus e, tomada pelo Espírito de amor, que a ensinou um lindo e possível caminho de santidade: infância espiritual.

O mais profundo desejo do coração de Teresinha era ter sido missionária "desde a criação do mundo até a consumação dos séculos". Sua vida nos deixou como proposta, selada na autobiografia "História de uma alma" e, como intercessora dos missionários sacerdotes e pecadores que não conheciam a Jesus, continua ainda hoje, vivendo o Céu, fazendo o bem aos da terra.

Morreu de tuberculose, com apenas 24 anos, no dia 30 de outubro de 1897 dizendo suas últimas palavras: "Oh!...amo-O. Deus meu,...amo-Vos!"

Após sua morte, aconteceu a publicação de seus escritos. A chuva de rosas, de milagres e de graças de todo o gênero. A beatificação em 1923, a canonização em 1925 e declarada "Patrona Universal das Missões Católicas" em 1927, atos do Papa Pio XI. E a 19 de outubro de 1997, o Papa João Paulo II proclamou Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face doutora da Igreja. 

Felizes os olhos que vêem...

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demónios nos obedeceram por causa do teu nome”. 
18Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

Senhor da atenção...

Senhor da atenção
Preparo-me para escutar a Tua Palavra e deparo-me com uma leitura cheia de imprecações. Os Teus “ais” anunciam desgraça, parecem lamentações e fortes advertências. O tom da Tua mensagem é recriminatório. Mas confesso que tens toda a razão. A Tua Palavra cai como uma luva no meu coração, pois sou das muitas que também me fecho à Tua mensagem e por isso tens direito a corrigir-me e a exortar-me para mudar de trilho.
Porque será que isto acontece precisamente nas cidades onde os Teus sinais de amor foram os maiores e mais abundantes? Não Te deram ouvidos, foi só isso, ficaram mudos perante a grandeza dos Teus ensinamentos, o coração não estremeceu face à delicadeza do Teu amor. Eu também sou das resistentes que fazem ouvidos surdos e coração fechado à Tua graça.
Senhor da atenção!
Quero actualizar em mim a Tua Palavra, quero que ela renove a minha vida, quero que me faças mulher de coração grato diante dos muitos bens que de Ti recebo. Ensina-me a não recusar a vida nova que me ofereces. Deixa-me descobrir a alegria da Tua convocação à conversão.
No silêncio envolto em sons inebriantes que se escutam com o coração, não resisto ao Teu amor, não renego a liberdade de um voo no infinito, sem limites nem barreiras à novidade da vida que me ofereces na riqueza da Tua Palavra. É nesse silêncio que volto a proferir o meu compromisso de adesão à Tua mensagem de amor, que desejo proclamar com a vida e sem medo.
O tempo e o espaço, fazem refulgir em mim um olhar novo, incandescente com a Luz que me toma e cega. Em mim não há espaço para as trevas porque nada me pertence, o meu projecto é o Teu e está escrito com  a pena do amor.
Saiba eu, guardar em meu coração os sinais de atenção, de bondade, de amor e misericórdia para comunicar aos outros. Faça-o eu, com doçura, com serenidade, com humildade e repleta da maior simplicidade.
Que nos reveses da minha caminhada os montes fiquem planos, revestidos de flores que numa suave brisa espalham o inebriante perfume da Tua presença e habilidade criadora.
Que as portas da minha cidade e as muralhas do meu castelo estejam preparadas para Te receber em cada hora, em cada instante da minha vida cheia de tanta pequenez.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

S. Vicente de Paulo

Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e espírito e amarás ao teu próximo como a ti mesmo" (Mat 22,37.39).

Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras. 

Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas se deixou mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.

A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas). 

Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de setembro de 1660. 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Na liberdade do Espírito

Os discípulos têm dificuldade em compreender a prática de Jesus, no desapego, na humildade e no serviço. Neles predomina a ideologia do messias que, com seu poder, restauraria o Reino de Israel. Eles discutem entre si quem seria o maior no reino que esperavam que Jesus instaurasse. Jesus, percebendo o que pensavam, colocou-se como uma criança que deveria ser recebida pelos discípulos. A alusão de Jesus às crianças está associada, nos sinóticos, ao seu anúncio da paixão. Quem se percebe frágil e vulnerável diante do sofrimento e da morte sente-se assemelhado às crianças na sua fragilidade. Destituídos de poder só contam com o Pai O exclusivismo do poder ainda está manifesto na observação de João, representando os doze. Qualquer ação em nome de Jesus tem que passar por sua aprovação. Não reconhecem a liberdade do Espírito, mas sim os vínculos do poder e da instituição que se esboça. Porém Jesus vive a anuncia a grande subversão: ao invés de um reino de poder, temos a comunidade e a sociedade de amor, misericórdia e serviço, que, na liberdade do Espírito, promove a vida.

O mais humilde de todos...

Os discípulos começaram a conversar sobre qual deles era o mais importante. Mas Jesus sabia o que eles estavam pensando. Então pegou uma criança e a pôs ao seu lado. Aí disse:
- Aquele que, por ser meu seguidor, receber esta criança estará recebendo a mim; e quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que é o mais humilde entre vocês, esse é que é o mais importante.
João disse:
- Mestre, vimos um homem que expulsa demónios pelo poder do nome do senhor, mas nós o proibimos de fazer isso porque ele não é do nosso grupo.
Então Jesus disse a João e aos outros discípulos:
- Não o proíbam, pois quem não é contra vocês é a favor de vocês.

domingo, 25 de setembro de 2011

Senhor da Lógica do Amor...

Senhor da lógica do amor
Nem sempre percebo a dimensão das Tuas palavras. Não te importas de me explicar melhor o que significa mesmo: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros…” A Tua gramática é diferente da minha, pois nela apenas ensinas o Amor como dinamismo e centralidade do ser humano. A Tua lógica é de misericórdia e de bondade. A Tua matemática é diferente. Os Teus números são certos, justos e sem calculismos. O padrão da Tua medida é Infinita e não tão pequena e mesquinha como a minha.
Trabalhar na Tua vinha não cansa; não espera recompensa material; todos são iguais os da primeira hora como os da última hora, não há contratos a prazo nem a termo certo… o que tem valor é mesmo a disponibilidade, dai o sentido de não se discutirem lugares. Sempre são horas de iniciar o serviço gratuito na Tua vinha que é a Igreja.
Percebo que o que conta é mesmo a Tua doçura e bondade, o Teu amor infinito para connosco. Dizer-Te sim ou não é algo que implica a minha liberdade, o meu coração, a minha mente e todo o meu ser. Preciso de experimentar cada vez mais a abertura do coração para me deixar renovar e transformar por Ti.
Repetes ao meu ouvido o convite ao trabalho intenso na Tua vinha. Ensinas-me caminhos novos, de justiça e ensinas-me a viver a lógica do Amor ao próximo. Dá-me um coração justo e misericordioso, clemente e compassivo, cheio de amor.
O crescer na Fé, faz-me entender melhor a Tua proposta de serviço generoso e gratuito na Tua vinha. O teu Reino surpreende-me, a beleza do Teu convite é fantástica! Saber qual é a melhor hora, nada sei dizer, porque só a Ti compete a eleição. É contigo que devo selar os meus projectos, a minha vida com tudo quanto me dás.
Quero ser o filho que diz não, mas que num ápice de arrependimento, vai e deixa-se envolver pelo mistério da Tua salvação. Quero ser enriquecida pela Tua Palavra, quero que me mostres os Teus caminhos, quero que me guies na verdade, quero que me ensines as Tuas veredas. Quero experimentar a riqueza da Tua Palavra para atender os Teus pedidos sempre com positivismo, sem me esquecer, mas cumprir com seriedade, mesmo que me falte a vontade e o apetite. Quero ir, sem pensar em outras ocupações, mas sim a única ocupação será sempre o Teu Reino.
Infunde no meu coração a lógica do Teu amor.