sábado, 23 de julho de 2011

O REINO DOS CÉUS É COMO ALGUÉM....

Mt 13,24-30
Jesus apresentou-lhes outra parábola: "O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo... Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
Os servos... disseram ao dono: 'Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?' O dono respondeu: 'Foi algum inimigo que fez isso'. Os servos perguntaram ao dono: 'Queres que vamos retirar o joio?' 'Não!', disse ele. 'Pode acontecer que, ao retirar o joio, arranqueis também o trigo. Deixai crescer um e outro até a colheita. No momento da colheita, direi aos que cortam o trigo: retirai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado! O trigo, porém, guardai-o no meu celeiro!'"

sexta-feira, 22 de julho de 2011

quinta-feira, 21 de julho de 2011

NADA ENTENDER... NADA VER...E OUVIR....


Senhor da Verdade

Pela fresta da minha janela, contemplo o nascer da aurora que vem ao meu encontro e me lembra a claridade da Luz verdadeira que me vem de Ti, a Luz dos meus caminhos. Luz inefável que me recorda que não se pode ficar prisioneiro da escuridão do Inverno que na intempérie da vida precisa de ser regulado de forma a que o diafragma da minha história se abra à Tua Luz Infinita.



Rezo-Te Senhor da Verdade, pela forma pedagógica com que me apresentas os Teus ensinamentos. Bonita a pedagogia usada para falares do Teu Reino! Falas de uma forma metafórica, mas é encantador a palavra da verdade, para nos dizeres que Tu, és a verdade!
A intemporal idade da Tua mensagem é rica em simbolismos. As Tuas Palavras são superabundantes de riqueza. Preciso da Tua coragem para começar de novo, porque a novidade da Tua Palavra faz-me saltar os obstáculos que surgem no meu caminhar tantas vezes sem rumo e desarrumado... A dádiva, o encontro e o tempo que tenho para Ti, são escassos. Sair ao Teu encontro exige um redobrado esforço, mas não há lugar para desistências. A Tua Palavra precisa de ser semeada no meu coração, precisa de ser acolhida com autenticidade de vida.


Rezo-Te neste dia, como se fosse o último para o encontro contigo. A Ti imploro a força e a capacidade de nada sobrepor ao Teu Amor. Ouso pedir-Te que não Te afastes de mim, que me defendas na hora em que o inimigo vier para semear o joio. Que eu viva o encontro contigo face a face, que eu escute a Tua doce voz, que eu me prepare para Te descobrir no fogo que desce sobre mim, no ribombar do trovão e no barulho da vida, que no Sinai da minha vida Te descubra na nota estrondosa da trombeta, nos cânticos de Aleluia, na dança do universo, onde há partilha do amor e se experimenta a beleza da Tua Palavra e a riqueza do Mandamento Novo.


Rezo-Te Senhor, mesmo sem nada entender, sem nada ver, sem nada compreender, sem nada ouvir... Rezo-Te a alegria de ser feliz nas sendas dos Teus Caminhos, na Luz que ilumina a vida, no descanso saboreado e no amor que sacia até à plenitude....

terça-feira, 19 de julho de 2011

QUEM É MINHA MÃE E OS MEUS IRMÃOS?

Mt 12,46-50
Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: "Olha! Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo". Ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?" E, estendendo a mão para os discípulos, acrescentou: "Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe".
Leitura Orante
Preparo-me para a Leitura, agradecendo por este momento em que milhares de internautas se encontram para meditar a Palavra: Agradeço-te, meu Deus, porque me chamaste, tirando-me das minhas ocupações do dia-a-dia,
muitas vezes difíceis e pesadas, para aqui me encontrar contigo. Dispõe o meu coração na paz e na humildade para poder ser por ti encontrado/a e ouvir a tua Palavra.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?  Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Mt 12,46-50, e observo pessoas, relações e as palavras de Jesus.
Este texto que meditamos hoje traz a pessoa de Maria, Mãe de Jesus. Ela e seus parentes queriam falar com ele. E ele diz que são de sua família os que fazem a vontade do Pai. Numa primeira leitura pode parecer que Jesus é deselegante com sua mãe, mas, num momento de melhor compreensão pode-se perceber que aconteceu o contrário. Ao dizer que são de sua família os que fazem a vontade do pai, ele incluiu sua Mãe. Ela foi a primeira, no anúncio do anjo, que disse "sim" ao projeto e à vontade do Pai.
 Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje? Sou da família de Jesus? Ou seja, digo "sim" à vontade de Deus, mesmo que seja contrária aos meus projetos?
Busco descobrir, a cada dia, qual é a vontade de Deus para mim, para minha família, para o mundo de hoje? Ela fala e pensa com a Palavra de Deus; a Palavra de Deus se faz a sua palavra e sua palavra nasce da Palavra de Deus. Além disso, assim se revela que seus pensamentos estão em sintonia com os pensamentos de Deus, que seu querer é um querer junto com Deus. Estando intimamente penetrada pela Palavra de Deus, Ela pode chegar a ser mãe da Palavra encarnada".

segunda-feira, 18 de julho de 2011

QUEREMOS UM SINAL...

Mt 12,38-42
Então, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: "Mestre, queremos ver um sinal da tua parte". Ele respondeu-lhes: "Uma geração perversa e adúltera busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas. De fato, assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim também o Filho do Homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os habitantes de Nínive se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão, pois eles mostraram arrependimento com a pregação de Jonas, e aqui está quem é mais do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul se levantará juntamente com esta geração e a condenará; pois ela veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e aqui está quem é mais do que Salomão.
 
Senhor da espera paciente...
Rezo-Te neste dia com o coração agradecido.  Tu, o Senhor que sondas o meu coração e penetras o mais íntimo do meu pensar. Rezo-Te a alegria da confiança que brota da Tua Cruz que é ápice da Tua manifestação e revelação para com a humanidade.
Rezo-Te a Fé que insuflas no meu coração, rezo-Te os critérios de vida que colocas nos meus caminhos. Contemplo-Te com alegria neste pedaço de mundo, onde se respira a Tua presença. Contemplo-Te como o Senhor da espera, que incita estímulos ao meu desânimo quando este bate à porta. Quando o deserto se apresenta na minha vida, Tu vens repetir-me: Caminha, não tenhas medo, combato a teu lado e por ti, conta com a minha força e o meu bordão.
Rezo-Te, ao nascer do sol, com vontade de testemunhar a beleza inconfundível do Teu Rosto. O despertar do Astro Rei, é sinal da vida que brota do Teu ato Criador. Rezo-Te as razões da minha vida do meu ser tantas vezes em convulsão. Rezo-Te o desejo de que o meu coração viva em constante felicidade e fidelidade.
Não quero, nem pretendo sinais, o único sinal de amor presente em mim és Tu. Sinto que também sou enviada para a turbulência do mar e no ventre da Baleia revejo as minhas desobediências aos Teus convites, à Tua missão. Não peço milagres! Peço, sim, que me tragas de novo à vida e me confiras uma paciente espera daquilo que é a Tua Vontade. Preciso ficar tranqüila, confiante na espera dos Teus sinais fecundos de um amor inigualável. Preciso sentir o meu coração de carne e não tão endurecido como por vezes acontece.
Rezo-Te os mil convites e as mil razões que me apresentas para a missão que me confias. Que a Tua Palavra seja o costumeiro da minha vida, o fio da conduta que devo seguir no rumo que me traças... Quem sabe se até o Monte Sinai... O Mar vermelho... ou outro obstáculo difícil para mim!
Rezo-Te a minha Fé, para que a tornes mais adulta e madura... Continua a fazer aliança de amor, com a minha pequenez, privilegia de alguma forma a minha condição de pecadora e rebenta as vagas do mar para que nelas me lave e purifique...
Que a realeza da Tua vontade se sobreponha sempre ao meu orgulho e impaciência. Espero esse sinal claro de que és sempre o Senhor da minha vida e pacientemente me esperas em qualquer momento.