sábado, 18 de junho de 2011

NÃO PODEIS SERVIR A DOIS SENHORES...

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas.
Servir… Ser fiel… 
Senhor, do meu dia, é bom saber que o raiar da aurora me traz um novo dia, sob o signo do Teu amor Criador. Ao acordar em cada manhã, disponho-me para começar tudo tendo como ponto de referência: servir e ser-Te fiel. Tudo é movimento e os dons da natureza de súbito fazem calar pequenos barulhos que me transmitem calma e serenidade, fazendo-me sentir o orvalho da manhã, o sol e a brisa suave. Servir! Hoje, queria pedir-te que me ensines a servir com amor, não esquecendo que toda a labuta quotidiana tem a marca do amor e da fidelidade.
Ser fiel!
Não posso servir dois Senhores, não posso dividir o meu coração, ou uma coisa ou outra. Os sentimentos intermédios, são adjectivos, assinalados pela coerência, pela clareza, pela verdade, pela simplicidade e pela clareza de vida…
Nesta manhã, faço minhas as Tuas Palavras: “ Não vos preocupeis com a vossa vida…” Isto exige muito desprendimento. Porque nos propões algumas coisas que são difíceis de executar? O convite a viver uma vida desprendida, é custoso, mas é tão terno saber que Tu velas por nós e que dizes que somos mais importantes do que todas as coisas criadas. Mas temos ânsias de ter, preocupações demasiado materialistas e fadigas sem sentido, pois o mais importante na vida é mesmo servir, ser fiel e viver sem nada de próprio, pois tudo o que somos e temos converge para os irmãos, para o bem da humanidade.
Não me deixes, Senhor, presa às coisas passageiras, não me deixes afogada nos meus desejos, nem que o meu coração fique espartejado, sem saber que rumo levar…
Quero, Senhor, olhar com realismo as coisas e perceber que a Tua mensagem é bem clara: valemos mais do que as aves do Céu, do que tudo…
Senhor, em cada dia que me dás, terei o cuidado de ser sinal de pobreza, de desprendimento, da sabedoria capaz de discernir a Tua vontade nos acontecimentos e nas coisas. Fico a meditar interiormente e de repente surge na estrada da minha vida, o Calor da Tua Palavra, o Sol escaldante do Teu amor, a certeza da Tua Esperança, e a Verdade que irradia da Tua presença em mim.
No cintilar de pequenos pontos brilhantes no festim da vida na dança das cores, na beleza dos lírios do campo, numa liberdade sem condições, numa fidelidade a toda a prova, aqui me tens, confiante de que em todo o tempo velas por mim.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

ACUMULAI TESOUROS NO CÉU...

«Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas!


Acumulai tesouros no céu
Hoje, queria que a minha oração tivesse um sabor diferente. Nada de rotinas nem equívocos às Tuas exigências. Sei que não é fácil, pois o tempo estraga tudo. Mas é bonito perceber que os felizes são os humildes, os pequenos e os pobres. Ao escutar a Tua Palavra para hoje, dei comigo a pensar no que seria sem os Teus ensinamentos, sem a Tua presença e constante companhia. Tu, libertas, Tu, escutas os meus temores. Junto do poço onde não se espelha o meu rosto, Tu, vens, deslumbra-me com a liberdade e brindas-me com a alegria que brota do interior.
Olha para mim nesta manhã de um azul celeste e repete-me qual é o melhor tesouro deste mundo. Tens razão. Para quê reunir tesouros nesta terra? Sinto-me endurecida e indiferente, face ao materialismo que destrói a felicidade do ser humano… Faltam-me os vocábulos certos para a certeza da Tua Palavra. “Juntai tesouros no céu”. Queria mesmo que isso acontecesse e com serenidade abrir as minhas mãos vazias e num majestoso eco, repetir que Tu, és  riqueza, e tesouro da vida.
Ilumina senhor, cada momento do meu dia, irradia em mim a luz que brilha como a aurora, repete-me que onde está o meu tesouro, está também o meu coração. Tropeço no ciclo da vida e descubro e necessidade de ser iluminada. Os meus olhos precisam de ver com clareza as Tuas maravilhas. Com o olhar doente, nada vejo, nem posso sequer pensar em renascer de novo. Deixa-me sentir o marulhar das águas, respirar a pureza do azul do mar e num ápice passar ao Infinito sentindo o fulgor da Tua luz, que me traz vigor e claridade. Hoje rezo-Te com o coração e clamo que sejas meu farol e guia para meu caminhar…

quinta-feira, 16 de junho de 2011

PAI NOSSO...

Nas vossas orações, não sejais como os gentios, que usam de vãs repetições, porque pensam que, por muito falarem, serão atendidos. Não façais como eles, porque o vosso Pai celeste sabe do que necessitais antes de vós lho pedirdes.» «Rezai, pois, assim: ‘Pai-nosso, que estás no Céu, santificado seja o teu nome,
Venha o teu Reino; faça-se a tua vontade, como no Céu, assim também na terra.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia; perdoa as nossas ofensas, como nós perdoámos a quem nos tem ofendido; e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do Mal. Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai celeste vos perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também o vosso Pai vos não perdoará as vossas.»

Rezo nesta manhã o Teu amor!
 

O Teu amor que me ensina como me dirigir ao Pai. Um amor que é autêntico, não espera recompensa, mas como diz Paulo: é um amor ciumento, um amor esponsal. O Esposo e a esposa encontram-se no tempo e no espaço marcado cada dia para o encontro a sós, na intimidade profunda da alma.
Rezo a Tua adopção filial que nos impulsiona a clamar: Abba! Pai!
Ponho-me na Tua presença e fico a pensar, hoje, na beleza da oração que nos ensinas para rezarmos ao Pai. Há um claro apelo que é bafejado pelo ardor de um sol escaldante, amainado por uma brisa suave que me traz a novidade do Espírito e a me confere a necessidade de renovar a alma, e de trazer à minha vida um novo alento repleto de esperança.
Como é consolador soletrar palavra por palavra a oração tão simples, mas tão comovedora que nos ensinaste para rezarmos ao Pai no segredo e nas praças públicas.
“Pai-nosso”… “ Santificado seja o Teu nome”… “Venha a nós o Teu Reino”… “Faça-se a Tua vontade”… “Perdoai as nossas ofensas”… “ Assim como nós perdoamos”…
Diante de Ti, eu rezo a prece que brota do coração: Senhor, não permitas que a minha oração seja vazia, sem sentido, sem por à prova o meu pensamento, sem estimulara minha alma. Que as palavras que pronuncio sejam bafejadas pelo sopro da Vida que jorra do Teu coração. Que no meu coração brilhe a Luz do Teu farol que me aponta o caminho certo e seguro para prosseguir na longa e por vezes penosa viajem.
No percurso enevoado da vida, brilhe o sol da promessa, sopre o vento do Espírito, e dia a dia repita com clarividência e amor: “ Pai – Nosso”…
Que limpe o meu coração, para me dirigir ao Pai de alma purificada, sem desgastes, sem vincos, com as dobradiças da minha porta oleadas para que no silêncio entres e fiques comigo.
Nesta manhã, volto a rezar o Teu amor e num ápice da vida, sinto ainda o eclipse da lua cheia avermelhada, devido à luz refractada pela terra. Passou na sombra da terra, a prata o laranja e o vermelho mostraram a sua beleza que afinal é tudo obra do Criador.
Alguém se lembrou de agradecer? Talvez não! Nesta manhã, ao rezar o Teu amor por mim, rezo a luz, os fenómenos naturais, a filiação divina, a certeza do Pai que nos atende em todas as horas da vida e a Tua presença inesquecível que nunca nos deixa sós.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

QUANDO ORARDES, NÃO SEJAIS FINGIDOS...

Apresento-me diante de Ti, com rosto limpo, Cabeça descoberta e com o perfume da Vida...
Na Tua presença, sou vaso de alabastro e de joelhos, unjo-te para Te dizer que a Tua Palavra de Amor, é a mais apreciável pelo meu coração tão cheio de milhentas coisas...A Tua Palavra faz-me pensar muito sério no perfume que devo ser para a humanidade! Não me deixes um segundo só, tenho medo de recuar, tenho medo de cair, tenho receio de não poder levantar-me mais porque atolada no comodismo da vida que não me deixa ser o que sou...
Ensina-me o amor sem limites, faz-me descobrir a riqueza do silêncio interior, deixa-me experimentar o sabor do "fechar" a porta do meu mundo, para me encontrar contigo a sós, sem barulhos, sem luzes nem ribaltas... A minha oração, o meu jejum, a minha ascese, são miudinhas, empobrecidas, retalhadas, atoladas num mar de incertezas e de lodo... Por vezes é difícil juntar as peças todas do meu xadreze voltar a unir para insuflar vida nova, feita de gratidão e amor! Quero pegar em cada peça desse xadrez assustador e reerguer-me com júbilo para com a alma em festa, com a cítara e a lira, entoar o Cântico Novo de quem vive embriagado com o perfume do Teu amor. Que eu reze no silêncio do meu coração,
Que eu experimente o odor do Teu perfume, Que a minha prece seja um canto de Louvor Àquele que me repete: Reza ao Pai no oculto e Ele verá o que está escondido...
A Tua recompensa é generosa, quero entrar na sintonia do coração que reza e experimenta a grandeza do Teu Amor.

terça-feira, 14 de junho de 2011

SEDE PERFEITOS...

«Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.
Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.
Fazendo assim, tornar-vos-eis filhos do vosso Pai que está no Céu, pois Ele faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus e faz cair a chuva sobre os justos e os pecadores. Porque, se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter? Não fazem já isso os cobradores de impostos? E, se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos como é perfeito o vosso Pai celeste.»


Rezo-te, Senhor, nesta manhã, o amor e a abundância dos dons que nos ofereces.
Rezo-Te a sociedade egosísta em que vivemos,
Rezo-Te a necessiade de aprendermos a amar do Teu jeito, tão gratuito,
Sem olhar a quem, deixando de lado, o ódio, a vingança e a maldade.
Rezo-Te a necessidade de começarmos de novo, a criação de uma humanidade nova.
Rezo-Te o desejo de viver em plenitude as Tuas palavras: "amarás o teu inumigo e rezarás pelos teus perseguidores..."
Aqui está a fragilidade de quem te oferece a vida por inteiro,
Aqui está um ser  tão amado por Ti, e tantas vezes ingrato para Contigo...
Tantas vezes tremo diante da Omnipotência da Tua Palavra,
O labirinto por onde me meto, faz-me mal e obscurece a Tua presença em mim.
Que fazer? Lançar-me na aventura de novos conhecimentos, novos saberes, novas linguagens que são capazes de tornar mais belo e melhor o mundo novo que precisa respirar um amor também ele novo, porque embebido na novidade do Teu Espírito.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ó Santo António, viveste o Evangelho,
e o levaste em Missão,
hoje queremos seguir o teu exemplo
dá-nos a tua mão....
«Vós sois a luz do mundo»

Diz São João na sua epístola: «Deus é luz» (1Jo 1,5); aquele que permanece em Deus está na luz, como Ele próprio está na luz. Uma vez que temos a alegria de estar livres das trevas e do erro, devemos caminhar sempre na luz, como verdadeiros filhos da luz. [...] É por isso que o Apóstolo diz: «Brilhais como astros no mundo. Conservai a palavra da vida.» (Fl 2,15-16). Se não o fizermos, dir-se-á que, pela nossa infidelidade, para nossa desgraça e dos outros, obscurecemos e cobrimos com um véu uma luz tão necessária e benfazeja. [...]


Por isso, essa lâmpada brilhante que foi acesa para a nossa salvação deve luzir em nós sem parar. Com efeito, possuímos a luz da lei celeste e da graça espiritual sobre a qual David disse: «A Tua palavra é farol para os meus passos e luz para os meus caminhos» (Sl 118,105). [...] Não podemos, pois, esconder dos nossos olhos essa luz da lei e da fé, mas elevá-la na Igreja como um candelabro, para que gozemos realmente da luz da Verdade e para que todos os crentes sejam por ela iluminados.



VÓS SOIS O SAL DA TERRA...

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para mais nada, senão para ser lançado fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
nem se acende a candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas sim em cima do candelabro, e assim alumia a todos os que estão em casa.
Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, de modo que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai, que está no Céu.» «Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra.Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.

domingo, 12 de junho de 2011

VEM ESPÍRITO DE AMOR...

Vem Espírito de amor…

Vento,
Línguas,
Rajadas,
Fogo,
Barulho,
Medo…
E de repente, vens, Espírito Santo!
Vens como um desafio às nossas vidas,
Vens para irromper os medos, as barreiras,
Para que as portas da vida se abram à Tua graça!
Vem,  renova-nos e que a linguagem nova seja a do amor!
Vem, queima, abrasa e transfigura-nos com a Tua Luz!
Vem, Espírito de Deus, acender o fogo na alma dos Teus fiéis
 Vem renovar a face da terra, vem soprar sobre nós
A força dos Teus dons, para que em Ti a criatura e a criação sejam renovadas…
Vem inspirar-nos para que saibamos o que é bom e agradável a Teus olhos..
Vem, ensinar-nos o que devemos dizer ou calar...

VAMOS ENTERDER MELHOR ESTES DONS

Sabedoria. Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a procurar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é quem pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.

Inteligência. Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.

Ciência. A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.

Conselho. É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados...

Fortaleza. É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.

Piedade. É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um diálogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.

Temor de Deus. Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.


TAMBEM EU VOS ENVIO A VÓS...

«Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós»

Os apóstolos estavam sentados no Cenáculo, na sala de cima, à espera da vinda do Espírito. Ali estavam, quais pavios dispostos à espera de serem alumiados pelo Espírito Santo para iluminarem a criação inteira com o Seu ensinamento. [...] Ali estavam, quais agricultores que, trazendo a semente na aba de seus casacos, esperam o momento de receber ordem para semear. Ali estavam, quais marinheiros cuja barca, presa ao porto do comando do Filho, espera a chegada do doce vento do Espírito. Ali estavam, quais pastores que acabando de receber, das mãos do Grande Pastor de todo o redil, seus bordões, aguardam que lhes sejam distribuídos os rebanhos.


«Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem.» Ó Cenáculo, amassadouro onde foi lançado o fermento que fez elevar-se todo o universo! Cenáculo, mãe de todas as Igrejas; Cenáculo que viu o milagre da sarça-ardente (Ex 3). Cenáculo que espantou Jerusalém com um prodígio muito maior do que o da fornalha que maravilhou os habitantes de Babilónia (Dn 3).

O fogo da fornalha consumia em chamas os que estavam em redor, mas protegia os que estavam no seu centro; o fogo do Cenáculo reúne aqueles que, vindo de fora, desejam vê-lo, enquanto conforta os que o recebem. Ó fogo, fogo cuja vinda é verbo, cujo silêncio é luz, fogo que elevas os corações em acções de graças! [...] Diziam alguns que se opunham ao Santo Espírito: «Esta gente bebeu vinho doce, estão embriagados». Na verdade, o que dizeis é verdadeiro, mas não como credes. Não foi vinho das vinhas o que eles beberam. É um vinho novo que corre do céu. É um vinho recentemente espremido no Gólgota. Os apóstolos deram-no a beber e assim embriagaram a criação inteira. É um vinho que foi espremido com a cruz.

A PAZ ESTEJA CONVOSCO...

Evangelho segundo S. João 20,19-23.
Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades judaicas, veio Jesus, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!»

Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o peito. Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer-lhes: «A paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós.»
Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo.

Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.»