sábado, 23 de abril de 2011

 Senhor Jesus “repousa” no Sepulcro.
A Sua Alma não deixou de vigiar e de continuar operante. Ela desce até onde a esperam todos aqueles que acreditaram em Deus e viveram na esperança da vinda do Redentor. Para todas as gerações da história humana, a Sua Morte é causa de salvação.
Pondo de parte toda a actividade (este é o único dia, em que não há a assembleia eucarística), a Igreja está de vigia junto do sepulcro de Jesus.
O “repouso” de Jesus é a imagem do “repouso” de todos aqueles que foram baptizados na Sua Morte e Ressurreição. Depois que Ele morreu e foi sepultado, santificando a morte, ela já não será uma realidade terrível, mas sim “um intervalo, espiritualmente vivo, para o início duma vida superior”.

No silêncio do sepulcro...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cristo obedeceu até à morte e morte de Cruz...


Olhai o meu servo terá êxito, será engrandecido e exaltado, todos ficaram espantados diante Dele...
Tomou sobre si as nossas doenças, carregou as nossas dores. Foi ferido por causa dos nossos crimes, esmagado por causa das iniquidades. Pelas Suas chagas fomos curados...

Aproximemo-nos com confiança, ao trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar no Senhor a ajuda que precisamos para sermos salvos.

Ninguém tem mais amor do que Aquele que dá a vida pelos amigos...

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Tomai e comei...

O Senhor entrega-se e convida-nos a doar também a nossa vida.
Hoje a palavra é prece de louvor pelo Dom da Eucarístia e da entrega do Senhor por cada um de nós.

Em prece...
Obrigado Senhor do amor e do serviço.
Obrigado pela entrega, pelo sinal perene e inefável do Teu amor para connosco.
Adoramos-Te no mistério da entrega, a Eucarístia. Ficamos em silêncio contemplando os Teus gestos de serviço humilde. Escutamos a lição: ... o que Eu fiz, fazei-o vós também...
É de joelhos que somos grandes. Tu estás de joelhos diante de cada um de nós para nos lavar os pés, para nos dizer que devemos amar e servir humildemente como Tu.
Lava-nos, purifica-nos por inteiro, liberta-nos e faz-nos criaturas novas para participarmos contigo no Banquete Celestial.
Tu, o Cordeiro sem mancha entregue por nós. Que sinal tão belo e comovente. Que mandamento tão nobre nos ofereces para vivermos!
Continua a oferecer-nos o Pão da Palavra e da Eucaristia. Transforma a nossa vida com o Pão da Vida. Fortalece-nos com o Teu alimento para podermos sair em missão dando e oferecendo amor.
Ensina-nos a ficar de joelhos, sendo capazes de lavar os pés aos irmãos mesmo aos que menos simpáticos são para nós.
Que a nossa vida diária seja o viver da Eucaristia plena, abeirando-nos do altar para vivermos apenas do Teu amor.
Que o Teu amor nos desinstale, nos perturbe de forma  a podermos ser instrumentos da Tua bondade e do teu amor no seio da humanidade em que vivemos.
Que do nosso coração brote a gratuidade para tudo darmos aos irmãos sem nada esperar em troca, pois o Teu amor nos basta.
Senhor, Mestre da humanidade, deste-nos o exemplo, agora pedes-nos que façamos o que Tu fizeste. É difícil compreender tão nobre gesto, mas com a Tua Luz, força e alimento, tudo conseguiremos e depois da morte, conTigo Ressuscitaremos para uma vida nova.

Povo Sacerdotal...

O Espírito do Senhor está sobre mim...
Cristo Sacerdote Eterno é o Cordeiro da Nova Aliança que salva, que liberta, que vem para realizar a missão do Pai neste mundo.
Como Cristo também, nós somos chamados a realizar a missão que o Pai nos confia. Somos ungidos com o óleo santo, por isso o Espírito do Senhor repousa sobre nós e envia-nos a anunciar a boa nova aos pobres, aos infelizes, conduz-nos aos recônditos mais "doentes" da sociedade para sermos sinais de paz e para curarmos em Seu nome.
Ao Sacerdote Eterno prestemos: Honra, Glória e Louvor.

Em prece...
Cordeiro Imaculado pela humanidade, aceita a gratidão do nosso coração tantas vezes ingrato por tanto amor! Empurra-nos para a missão, liberta-nos das cadeias que nos prendem ao facilitismo da vida. Unge-nos, faz-nos mensageiros da Tua Boa Nova.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Serei eu Mestre? Tu o disseste.



Senhor da confiança e do serviço
Não tenho palavras para este momento. Apenas Te digo que sinto estar na lista dos que tantas vezes Te entregam à morte. Como? Tu bem sabes das minhas fraquezas humanas.
Tu me ensinas a nunca recuar perante situações desagradáveis e dificultosas que surgem na minha vida. Repete aos meus ouvidos que devo dar espaço à esperança, que a minha oração seja confiante, porque sempre me atendes nas dificuldades.
Ilumina todos os que fazem o bem e salva os que continuamente Te entregam.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Eis o meu servo...

O meu eleito...
Como é gratificante à alma saber que Jesus é o Servo dos Servos, Nele encontramos força para o nosso serviço, pois sobre nós também repousa o Espírito do Senhor. A cada um de nós é confiada a missão de anunciar, de proclamar a verdadeira justiça.
O Senhor chama-nos, segura-nos pela mão, convida-nos a cada instante a ser luz para as nações, a fazer brilhar a Sua Luz no meio das escuridões do nosso mundo.
Maria ungiu  os pés de Jesus...
O perfume de Betãnia tem muito a dizer-nos! É num clima festivo que este sinal da unção feito por Maria  a Jesus nos indicam os dias que vamos celebrar: A morte, a sepultura de Jesus e a Sua Páscoa.
O perfume do amor de Cristo pela humanidade experimenta-se na entrega das nossas vidas à Igreja para servir Cristo nos irmãos.  O perfume da Fé, o perfume da esperança e do amor, é isso que deve sustentar-nos e trazer à nossa vida a força que necessitamos para anunciar com a vida a Ressurreição de Jesus.