sexta-feira, 11 de março de 2011

Primeira leitura: Isaías 58, 9b-14

Bonita a Palavra de Deus neste dia!

Eis o que diz o Senhor: Se retirares da tua vida toda a opressão, o gesto ameaçador e o falar ofensivo, se repartires o teu pão com o faminto e matares a fome ao pobre, a tua luz brilhará na tua escuridão, e as tuas trevas tomar-se-ão como o meio dia.
0 Senhor te guiará constantemente, saciará a tua alma no árido deserto, dará vigor aos teus ossos. Serás como um jardim bem regado, como uma fonte de águas inesgotáveis. Reconstruirás ruínas antigas, levantarás sobre antigas fundações. Serás chamado: «Reparador de brechas, restaurador de casas em ruínas.»
Se te abstiveres de trabalhar ao sábado, de te ocupares dos teus negócios no meu dia santo, se chamares ao sábado a tua delícia, consagrando-o à glória do Senhor; se o solenizares, abstendo-te de viagens, de procurares os teus interesses, e de tratares os teus negócios então, encontrarás a tua felicidade no Senhor. Far-te-ei desfilar sobre as alturas da terra, alimentar-te-ei com a herança do teu pai Jacob. É o próprio Senhor quem o diz! 
Será este o jejum que Me agrada?
De que nos serve jejuar se não mudamos de vida? De que nos serve fazer penitência, se não damos atenção às Palavras do Senhor? Qual é então o jejum que agrada mesmo ao Senhor?
Quebrar as cadeias da injustiça, desatar os laços da servidão, dar liberdade aos oprimidos, destruir todos os jugos que nos impedem de realizar o que é bom e agradável aos olhos de Deus.
É necessário deixarmos o jejum formalista o que não tem em conta o próximo. De nada nos valem as acções se não temos em vista o próximo. Precisamos de abrir o coração para que haja uma verdadeira relação com o nosso Deus.

quinta-feira, 10 de março de 2011

JEJUAR

Jejuar das palavras ofensivas, e transmitir palavras de bondade;
Jejuar do descontentamento, e encher-se de gratidão;
Jejuar de exasperação, encher-se de mansidão e paciência;
Jejuar do pessimismo, e echer-se de esperança e de optimismo;
Jejuar de preocupações, e encher-se de confiança em Deus;
Jejuar de andar sempre com queixas, e encher-se das coisas simples da vida;
Jejuar das pressões exteriores,  e encher-se de oração;
Escolher o caminho do bem…
Temos a possibilidade de escutar a Palavra de Yavé, para podermos receber a bênção. Somos convidados a escolher o caminho do bem. Temos a certeza desta bênção divina e da aliança que o Senhor quer fazer connosco.

 Quem perder a vida por minha causa, salvá-la-á…
Seguir Jesus, significa escolher o caminho da cruz, tomá-la cada dia, renunciar a si mesmo…
Só correndo riscos por Cristo, podemos encontra-Lo e Nele fortificar a nossa vocação e eleição. Escolher livremente, renegar-se a si mesmo, oferecer a vida por amor, é exigente, mas é necessário uma consciência recta para saber e perceber o que significa amar de verdade.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Quarta Feira de Cinzas

Lembra-te que és pó...

Quando Jejuares não tomes um ar sombrio...
Perfuma-te e prepara-te para o encontro com o Senhor que chama à conversão interior e à mudança de vida.

O jejum “ajuda-nos a superar o egoísmo para viver na lógica da doação e do amor”. Também a esmola, acentuando a beleza da partilha, ajuda-nos a vencer a tentação da avidez das coisas materiais e a dar mais lugar ao amor.

A oração: rezemos, escutando a Palavra do Senhor. Escutemos o Santo Padre: “em todo o período quaresmal, a Igreja oferece-nos, com particular abundância, a Palavra de Deus. Meditando-a e interiorizando-a para a viver quotidianamente, aprendemos uma forma preciosa e insubstituível de oração, porque a escuta atenta de Deus, que continua a falar ao nosso coração, alimenta o caminho de fé que iniciámos no dia do baptismo”.

“Esmola, oração e jejum são o caminho da pedagogia divina que nos acompanham até ao encontro com o Senhor ressuscitado, um percurso que é preciso realizar sem ostentação”.

terça-feira, 8 de março de 2011

Mestre, sabemos que és sincero...
Jesus é um homem sincero e transparente, sem hipocrisias, é alguém que diz o que pensa e é verdadeiro.
Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Deus é o único Senhor, Aquele a quem pertencemos. Ele ama-nos incondicionalmente e a medida do nosso amor a Deus manifesta-se no amor ao próximo. Somos felizes porque esperamos no Senhor, amamo-Lo e confiamos Nele.

segunda-feira, 7 de março de 2011

A Fé de Tobias era forte e enraizada no Senhor...
Mesmo no exílio Tobias não abandona o Caminho da verdade. É o homem bom que fortalece a sua bondade no Senhor. Ele é a figura do crente que observa a Lei do Senhor.
Tobias é hospitaleiro e usa de caridade, mesmo em situações perigosas. Tobias é o homem ditoso que permanece firme à Lei do Senhor. O seu serviço a Deus é verdadeiro, não tem hipocrisia.
Somos convidados a pensar na nossa hospitalidade, no exercício da caridade, na observância da Lei do Senhor e na bondade que temos para com o nosso próximo.
Como é a nossa Fé?

domingo, 6 de março de 2011

SÍNODO DOS BISPOS - XIII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

A NOVA EVANGELIZAÇÃO PARA A TRANSMISSÃO DA FÉ CRISTÃ
LINEAMENTA
Índice
Prefácio
Introdução
1. A urgência de uma nova evangelização
2. O dever de evangelizar
3. Evangelização e discernimento
4. Evangelizar no mundo de hoje a partir dos seus desafios

Perguntas

IX DOMINGO DO TEMPO COMUM

Ponho diante de vós a bênção e a maldição…
A bênção divina acompanha a obediência aos Mandamentos. Eles são graça para aqueles que observam as Leis do Senhor. Somos convidados a guardar a Palavra de Deus no nosso coração, na nossa alma. O Senhor coloca diante de nós a bênção e a maldição. Cumprir fielmente os preceitos do Senhor é felicidade, não os observar deixa o coração do nosso Deus triste.