sábado, 26 de fevereiro de 2011

Deus formou o homem à Sua imagem…
Concedeu-lhe o dom do entendimento e deu-lhe como herança a lei da vida. Estabeleceu com ele uma Aliança e revelou-lhe a justiça dos Seus mandamentos.
O Senhor convida-nos a não sermos injustos, a sermos rectos com o nosso próximo, a não escondermos nada a Seus olhos, pois Ele sabe todas as coisas.
Quem O teme, é capaz de experimentar a Sua Misericórdia, pois Ele sabe de que somos formados. A Sua bondade permanece para sempre sobre nós que gozamos da Sua imensa bondade e experimentamos o Amor da Aliança que Ele estabelece connosco.
Deixai vir a mim as criancinhas…
Que sentença tão maravilhosa! Que convite tão fantástico! Ser criança para experimentar o gozo que se vive no Reino dos Céus. Ser criança, ter um coração simples e puro, é algo que não é fácil, mas com a força do alto, tudo conseguimos. Somos convidados a acolher num grande abraço o Reino de Deus que nos é transmitido pela vivência da nossa vida.
Ser simples, humilde, puro, amável e bom, é a tarefa que devemos levar avante sem medos, porque o Reino de Deus está no meio de nós e somos nós as construtoras do mesmo.
Em prece…
Senhor, Tu que te revelas aos pequeninos, transforma o meu coração, para que ele seja pequenino, simples e humilde como Tu me pedes. Que eu saiba acolher e abraçar o Reino que me ofereces para viver de acordo com a Tua Palavra de amor e de mansidão.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Não demores a converter-te ao Senhor

A misericórdia do Senhor e o Seu perdão são grandes, mas devemos fugir do pecado, pois Nele também há tristeza de coração quando o tentamos em demasia. Se pecamos, não tardemos a conversão de coração e a contrição da alma.

Feliz o homem que pôs a sua esperança no Senhor...

O Senhor vela pelo caminho dos justos, mas o caminho dos pecadores leva à perdição. A nossa vida, deve comprazer-se na Lei do Senhor e nela devemos meditar dia e noite..

O sal é coisa boa; mas se ele perder o sabor, com que haveis de temperá-lo?

É melhor entrarmos mutilados na Vida eterna, que ter duas mãos e ir para a Geena. O Senhor, chama-nos a arrepiar caminho se ele não é o mais seguro para chegar ao Céu. Nada em nós deve ser motivo de perdição. Daí, que precisamos de purificar a nossa alma e rever o nosso coração, para que não haja sinais de mal, de forma a entrarmos imperfeitos diante do Senhor.
O Senhor convida-nos a sermos saborosos, a não deixarmos perder o sal que há em nós, para que tudo quanto fizermos seja gostoso, temperado e agradável a todos. Jesus, diz-nos para termos sal e para vivermos em paz uns com os outros. Que pedido tão belo e tão simples de realizar! Basta querermos e tudo em nós será purificado e renovado como se nascesse de novo!

Em prece...

Senhor, que o meu agir, seja de acordo com os Teus ensinamentos. Que não seja motivo de escândalo para ninguém. Que tudo realize na minha vida, tendo em conta apenas o Teu salário: não ficar sem recompensa... Que eu seja sal de forma a poder contagiar o mundo com o Teu sabor. Que eu seja forte, sábia e de coração puro, capaz de colocar virtude em todos os meus actos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aqueles que amam a sabedoria são amados por Deus…
A Sabedoria educa-nos. Os que a servem prestam culto ao Deus Santo. Iluminados pelo bom senso e pelo bom discernimento, somos sábios. O Espírito Santo distribui por nós os Seus dons, entre eles, o da Sabedoria.
Não vivamos a mediocridade, mas apostemos na transformação de vida. Quem confia na Sabedoria, vai recebê-la como herança. Ela caminha connosco, mesmo que o trilho seja tortuoso. Ela experimenta-nos até que possa ter confiança em nós.

Quem não é contra nós é por nós…
Jesus repreende os discípulos, pelo facto de estes virem dizer que alguém estava a expulsar demónios em Seu nome. Jesus pede para não serem proibidos, pois o facto de fazer milagres em nome de Jesus, não os levará a falar mal Dele. São estes os que estarão sempre com o Senhor, pois nunca se mostram desfavoráveis ao anúncio da Boa Nova e do estar com os pobres, com os doentes e os desprotegidos.

Em prece….
Senhor, enche-me com a Tua Sabedoria. Que Ela seja minha companheira de viagem, que com Ela eu aprenda a ter mais Esperança, seja mais forte e mais capaz de trilhar os Teus caminhos. Em meus lábios haja sempre um hino de louvor pelo ensinamento dos Teus decretos. Que a Vossa lei faça sempre as minhas delícias e que eu proclame sempre a vossa Palavra.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MENSAGEM PARA A QUARESMA DE 2011



«Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes» (cf. Cl 2, 12)
Amados irmãos e irmãs!
A Quaresma, que nos conduz à celebração da Santa Páscoa, é para a Igreja um tempo litúrgico muito precioso e importante, em vista do qual me sinto feliz por dirigir uma palavra específica para que seja vivido com o devido empenho. Enquanto olha para o encontro definitivo com o seu Esposo na Páscoa eterna, a Comunidade eclesial, assídua na oração e na caridade laboriosa, intensifica o seu caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor (cf. Prefácio I de Quaresma).
1. Esta mesma vida já nos foi transmitida no dia do nosso Batismo, quando, «tendo-nos tornado partícipes da morte e ressurreição de Cristo» iniciou para nós «a aventura jubilosa e exaltante do discípulo» (Homilia na Festa do Batismo do Senhor, 10 de Janeiro de 2010). São Paulo, nas suas Cartas, insiste repetidas vezes sobre a singular comunhão com o Filho de Deus realizada neste lavacro. O fato que na maioria dos casos o Batismo se recebe quando somos crianças põe em evidência que se trata de um dom de Deus: ninguém merece a vida eterna com as próprias forças. A misericórdia de Deus, que lava do pecado e permite viver na própria existência «os mesmos sentimentos de Jesus Cristo» (Fl 2, 5), é comunicada gratuitamente ao homem.

CÁTEDRA DE S.PEDRO

Une-te ao Senhor e não te afastes Dele, para seres exaltado no fim da vida
Vivamos preparadas para o encontro face a face com o Senhor. Procuremos aceitar com serenidade e paciência tudo o que nos acontece. Confiemos no Senhor e Ele cuidará de nós. Confiemos na Sua misericórdia e não nos afastemos Dele.
Esperemos os Seus benefícios, pois quem confia Nele não ficará desiludido, pois Ele é misericordioso, compassivo, perdoa os pecados e salva-nos no tempo da tribulação. Ele é o protector dos que O procuram de coração sincero.
Senhor, confio que me salvarás. Quero viver tranquila e colocar em Ti as minhas delícias. Tu me ajudas e defendes, Tu és o me refúgio.

Quem dizem os homens que é o Filho do homem?
Hoje, celebramos a Cátedra de S. Pedro, a Fé do apóstolo Pedro que responde a Jesus: Tu és o Cristo o Filho de Deus vivo. Jesus responde que ele é feliz, pois não foi um ser humano quem lho revelou, mas sim o Pai que está no Céu.
A pergunta dirigida aos Seus apóstolos, é a mesma que dirige ao coração de cada uma: E tu quem dizes que eu Sou? A nossa resposta deve ser de Fé, e o Pai nos ensinará a responder com o coração cheio de felicidade, porque acreditamos que Jesus é o Messias, o Salvador, o Filho de Deus.
Honramos hoje, não a cadeira, mas o Primado de Pedro e dos seus Sucessores, aqueles que Cristo escolhe para serem os chefes da Sua Igreja. É da Cátedra que se ensina, é daí que recebemos como discípulos de Jesus os ensinamentos vindos daqueles que orientam e dirigem a Sua Igreja.
Jesus dá a Pedro as chaves do Reino dos Céus e diz-lhe que tudo o que ele ligar na terra será ligado nos Céus; e tudo o que ele desligar na terra será também desligado nos Céus.
Como seguidores de Jesus, não podemos duvidar da Sua doutrina, Ele terá o cuidado de velar por nós, não nos deixará órfãos, dá-nos por isso, irmãos na fé, capazes de cuidar de nós, basta acreditar que Ele é o Filho de Deus, o Messias.
Em prece…
Senhor, dá firmeza aos meus passos, conduz-me pelos caminhos da Fé e do Amor. Ensina-me a reconhecer-te nos Pastores da Igreja que me transmitem as verdades da fé e me conduzem nos Teus caminhos. Que o meu coração se deixe orientar e aceite os ensinamentos que me dás. Que eu saiba ter-Te como Messias, que seja feliz na profissão de Fé que devo fazer diariamente confessando-Te meu Senhor e meu Deus. Que eu seja uma pedra onde Tu possas construir a Tua Igreja.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A Sabedoria foi criada antes de todas as coisas.
Toda a Sabedoria vem do Senhor. A fonte da Sabedoria é a Palavra de Deus e os seus caminhos são preceitos eternos. O Senhor concede a Sua Sabedoria àqueles que a amam e a temem. Ao oferecer-nos a Sabedoria, Deus pede-nos como compensação uma relação de amor.
Aquele que está sentado num trono de Luz é o Sábio por excelência. Ele que firmou o universo não vacilará, mas mostra-se firme na Sua realeza e a santidade habita na “nossa casa” como sinal de criação, sinal da aliança de Deus com a humanidade.

Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha pouca Fé!
Como o desconhecido que surge da multidão, também eu grito: Senhor trago-Te os meus males, cura-me! A resposta é aceitável. Pedes-me mais espaço para Ti, mais Fé para ser forte face aos “espíritos” que molestam e agridem tantas vezes a minha vida e a sociedade.
O caminho é simples: mais fé, mais amor, mais humildade, mais oração e mais confiança em Ti. Que aos poucos vá curando a ideia de me apoiar mais nos meus pontos de vista, mas que seja capaz de acolher a Sabedoria que vem do alto.
Em prece…
Senhor, Deus, Sábio, Omnipotente, aponta-me em cada dia caminhos novos, onde a maturidade da fé se vai sentindo dia a dia. Que na peregrinação diária, me reencontre com a Sabedoria que brota de um coração humilde e simples.
Que o meu coração não fique circunscrito à lógica do mundo, mas veja horizontes novos que se rasgam em direcção a Ti, meu Caminho, minha Verdade, minha Sabedoria. Que a novidade Salvífica do Teu amor me inunde e recrie de novo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sede Santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou Santo…
Somos convidados a ser santos. Extraordinário convite que nos é feito. A santidade manifesta-se nas obras que realizamos, na perfeição e na qualidade de vida que procuramos dar aos nossos serviços, à vida fraterna, na atenção que prestamos aos mais pobres, aos mais pequenos, aos desprivilegiados etc.
Este Rosto de Deus que é Santo, cantámo-lo na contemplação magnífica do salmo que nos apresenta um Deus clemente, compassivo, indulgente, paciente, favorável e cheio de bondade.
Não sabeis que sois Templo de Deus?
Tudo é vosso; vós sois de Cristo, Cristo é de Deus. A santidade de Deus actua a partir do nosso interior. Se o nosso coração for habitado pelo Espírito que dá vida, tudo será diferente. Somos Templos onde Deus Pai habita, façamos tudo para não desgostar aquele que tudo faz e nos convida a ser Santos.
Amai os vossos inimigos…
Precisamos segundo as palavras de Jesus de fazer o bem e não o mal. Este é um código de santidade que o Senhor nos oferece para vivermos. Como pode ser: “se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda…”? Quantas vezes na minha vida tenho passado à margem deste preceito, quantas vezes não tenho amado até ser capaz de doar a vida pelo irmão!
A dinâmica do amor e do perdão, conduz-nos até aos braços do Pai. Ele convida-nos a amar o próximo a amar o inimigo, a rezar pelos que nos perseguem, a perdoar sem limites e a entregar ao Pai na nossa oração aqueles que nos querem mal.
É o cúmulo da vida, é a reviravolta do nosso coração que traz à praça revoluções perfumadas, cheias de beleza, mas não de “jasmim”, mas sim, de amor. Cristo convida-nos a entrar na lógica do coração e não na trágica lei da morte que é fruto de ódio, de violência e de inimizade. Somos convidados a exercer a Justiça e a trazer sempre cheia a mochila do amor para distribuir gratuitamente.
Não mais a lei de talião, sim a Lei do Amor a reinar nas nossas vidas. Sim ao caminho de perfeição a que somos exortados a viver.
Em prece…
Senhor do meu dia, Tu fonte do puro amor, da unidade e da liberdade vem renovar o meu coração tantas vezes rebelde e escasso ao Teu amor. Vem regenerar-me com o Teu Espírito, Tu que és Santo, vem santificar o meu nada tão imperfeito.
Dá-me um coração confiante e atento às surpresas do teu amor por mim. Faz com que saiba amar sem medida e com pureza de vida. Acolhe-me no Teu regaço e faz-me compreender a grandeza do amor que brota do coração que sabe perdoar, acolher e aceitar.