sábado, 19 de fevereiro de 2011


Transfiguração! Um momento de verdade…

Hoje subi Contigo ao Tabor! Hoje experimentei a alegria
De quem começa a conhecer-Te melhor.
Pedro, Tiago e João, conhecerem,
Como nunca haviam conhecido os Teus mistérios,
Viram por instantes a Tua glória divina...

Agora faço parte desse grupinho escolhido,
Para com mais certeza aprofundar e contemplar
A Tua imensa beleza… Fiquei cega, sem te reconhecer,
Mas repito, a mim, mesma: “ é bom ficar aqui…”
A Tua verdade foi revelada de um modo admirável,
A Tua transfiguração revela a luminosidade da Tua verdade…

Em silêncio, repito: Tu és o Filho bem-amado do Pai,
Quero escutar-Te, deixando que as Tuas Palavras penetrem a minha vida,
Em silêncio quero adorar e louvar a Tua manifestação gloriosa.
Quero voltar ao vale e dizer que Tu és a Verdade e a Luz,
Quero assumir aí, as minhas responsabilidades, quero voltar transformada,
Quero voltar fortalecida e sem trevas,

quero voltar repleta de amor para gratuitamente dar…


Senhor, ensina-me a viver inundada pela beleza da Tua contemplação
Que eu repita sem conta: Senhor que bom é estar aqui,
Onde a vida exige e reclama o meu serviço,
Onde a humanidade sedenta de verdade, a procura no meu testemunho,
Onde o cinzento da vida, espera um raio da Tua Luz inebriante,
Onde acompanhada pela Tua Luz, gozarei para sempre da Tua presença.



Pela Fé compreendemos que tudo foi criado pela mão de Deus…
“ A Fé é a garantia dos bens que se esperam e a certeza das realidades que não se vêem…”
Pela Fé, somos capazes de tudo. Pela Fé, agradamos ao Senhor, porque Nele depomos toda a nossa confiança e acreditamos que Ele existe e por Ele todas as coisas foram feitas. A Fé derruba montanhas e abre caminhos novos, é a abertura à Fidelidade de Deus.
“Mestre como é bom estarmos aqui!”
Esta também deve ser a nossa expressão quotidiana, quando experimentamos a bondade do Senhor na vida fraterna e na entrega da nossa vida. Hoje, o nosso rosto fica iluminado
com a beleza e a luz que vem do Rosto de Cristo, o Filho muito amado do Pai.
Deixarmo-nos transfigurar é uma experiência singular. Subir com Jesus à montanha para aí experimentar como o Senhor é bom, é maravilhoso. A proximidade com o Senhor leva-nos a não pensar em nós, mas no bem-estar dos irmãos. A transfiguração de Jesus é um sinal, em forma de exortação: quem é discípulo de Jesus precisa de parar para O escutar. Não podemos ficar em alegrias desmedidas, sem primeiro experimentar o caminho da cruz que o Mestre nos propõe.
Urge estarmos presentes no mundo, mas apenas para o transformar; urge aceitarmos morrer para o sucesso, para a grandeza, para o poder… urge depositarmos em Deus toda a nossa segurança, pois a nossa única vitória será realidade, quando soubermos morrer. Então, abatidos pela morte, ressuscitaremos para a Vida Eterna no meio do mundo que com amor e sacrifício vamos ajudando a transfigurar.

Em prece…
Ó Filho muito Amado do Pai, sou uma das Tuas discípulas que vive horas de sombra e horas de luz. No silêncio do coração, na clausura da minha vida turbulenta, fica o desejo de me deixar transfigurar por Ti. In
unda-me com a Tua Luz, desafia-me todos os dias a viver a escuta da Tua palavra. Ensina-me a descer à planície da humanidade, e sem muito barulho, mas com a eloquência do testemunho de vida, Te dê a conhecer a quantos Te procuram de coração. Que saiba repetir-lhe com um brilho no olhar, que é bom estar contigo e gozar da Tua presença.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Todos falam a mesma língua…
O saber projectar, o saber usar a técnica… A torre é símbolo de crescimento e de unidade cultural, ela será também sinal de eliminação das diferenças. Mas tudo isto, parece não agradar a Deus, este não é o Seu projecto, daí o descer até junto dos homens e criar a confusão da linguagem, ou seja: colocar um limite para a satisfação dos desejos do homem, que muitas vezes em vez de construir, destrói a beleza da Criação.
Somos felizes porque Ele nos escolhe para sermos o Seu povo, a Sua herança, para sermos testemunhas do Seu Rosto na humanidade.

Quem perder a vida por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á...
O Mestre propõe-nos o seguimento através da Cruz, mas pede-nos que não nos esqueçamos da renúncia para que ele seja completo. Ser fiel ao seguimento tem um “preço”. A fidelidade prova-se na doação gratuita, no saber perder a vida por inteiro para a salvar na sua totalidade.
Que preço poderá ter a Cruz para um discípulo de Jesus? Perder a segurança económica, social, política; não ter nada de próprio, não ter vontade, deixar a acomodação, o individualismo e tantas outras coisas…
O Mestre pede-nos que nos voltemos mais para a missão e para os pobres, a estes é que devemos anunciar como verdadeiras discípulas. Os sinais de vulnerabilidade humana que são difíceis de ultrapassar, trazem-nos exigências e barreiras a transpor. Basta-nos a Fé, a Esperança e a Confiança para sermos fiéis e fecundas no anúncio do Reino de Deus.
Jesus oferece-nos a Cruz, uma realidade que tem mesmo “preço” e este “preço” tem o nome do AMOR, da FELICIDADE e da FIDELIDADE.
Em prece …
Senhor do meu dia, aceita a minha fraqueza patente nas minhas quedas e infidelidades ao Teu seguimento.
Perdoa as vezes em que não abracei a Tua Cruz com amor.
Aceita as minhas sinceras desculpas por não atender às Tuas exigências.
Ampara-me, fortalece-me e sustenta-me para não desfalecer, nem hesitar em abraçar a Cruz do Amor que vem a mim convidando-me a ser uma discípula fiel….

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Vou estabelecer a minha aliança convosco…
É connosco que o Senhor continua a estabelecer a Sua Aliança. Pede-nos que sejamos firmes, fieis, capazes de respeitar toda a criatura e de crescer segundo a Lei do Amor.
A vida é pertença do Senhor, por isso, Ele nos abençoa e nos envia todos os dias sinais da Sua fidelidade. Ele renova diariamente, connosco, a Sua Aliança.

Os teus pensamentos não são os de Deus, mas os dos homens.

Jesus repreende Pedro e parece dizer-lhe: «Não, Pedro, o sofrimento e a morte não são indignos de Mim.»
As ideias do mundo parecem baralhar e confundir a nossa capacidade de ajuizar. Jesus convida-nos a afasta as ideias humanas; pede-nos que escutemos as Suas  palavras.
Quem dizem os homens que eu sou?
 Pedro responde por todos: Tu és o Messias.
Cristo é mesmo o Messias Salvador, por Ele fomos salvos e regenerados. Por Ele e com Ele carreguemos a cruz como a coroa da nossa vitória, pois ela conduz à salvação.
Por vezes os nossos interesses não são dos do Senhor, mas sim, os nossos, daí que Jesus precisa de nos responder como a Pedro: “vai-te satanás…” aceitemos na nossa vida  as repreensões do Mestre e vivamos em atitude d egratidão para com Ele, pois a Sua vida oferecida em sacrifício por nós, é fonte de salvação e de amor.

Em prece…
Senhor do meu dia, tão carregado de nuvens! Aceita a minha oferta de amor por Ti. Quero compreender que Tu és o Messias Salvador, Tu Aquele que convidas à mudança de vida e a ter cautela para não cair na rede de satanás. Que, com alegria aceite a Tua cruz e a leve aos meus ombros com amor, com doçura de coração e fortaleza de alma.
Olha para nós, a humanidade por Ti criada e a passar tantas aflições por causa das injustiças dos homens. Dá-nos Paz, faz-nos sentir com novidade a Aliança que selas com cada um, para que vivamos na fidelidade e na perseverança. Que no nosso coração só haja espaço para o bem, para a felicidade.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Noé abriu a janela…
Noé depois de ser fiel ao mandato do Senhor, ofereceu sacrifíos ao Senhor e estes agradaram-lhe.  Então, disse para consigo: “Nunca mais amaldiçoarei a Terra por causa do homem…”
O Senhor quer a nossa felicidade, o nosso bem-estar, mas agrada-Lhe muito a nossa fidelidade, a bondade que brota do nosso coração. Não podemos ter um coração fechado, mas sim, aberto à graça e ao amor de Deus.
A janela do nosso coração tem de se abrir, para receber a aliança que Deus quer realizar connosco e através de nós suas pobres criaturas.

Jesus cura o cego de nascença… Jesus toca-o, toma-o pela mão…
Sou eu, Senhor, esse cego que preciso que cures a cegueira do meu egoísmo, do meu orgulho e do indivídualismo para o qual me volto com muita facilidade.
Preciso que me toques e me faças despertar do sono em que vivo.
Preciso que me pegues pela mão e me conduzas pelo caminho seguro, o que me introduz na Tua presença.
Restabelece-me pois sinto –me fraca sem saber como orientar meus passos, sem conseguir dar sabor e belza aos meus projectos, que são Teus e mos entregas para expandir e tornar realizáveis…

 

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Farei desaparecer o homem que criei…
Depois da infidelidade do homem, o Senhor fica magoado. No entanto, não vai desistir e logo se dispõe a fazer nova aliança com a humanidade. Vai provocar o dilúvio, mas quer preservar aquilo que maravilhosamente tinha criado. Noé dá cumprimento às ordens do Senhor e as águas começaram a cair… Mas o Senhor vai abençoar sempre o Seu Povo na Paz e todos Lhe renderão glória, tributo e acção de graças.

Tende cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes…
Temos o coração endurecido, falamos tantas vezes do que não devemos! O Senhor vem precaver-nos, para não pedirmos em vão, estando atentas ao bem que Dele recebemos para, também, sermos gratas.
O Senhor desafia a nossa falta de Fé e incredulidade. São tantas as vezes que isso acontece no nosso íntimo: questionar o Senhor, discutir sem saber o motivo.

Em prece…
Senhor do meu dia acinzentado. Olho para a Tua Palavra e fico confundida. Pedes-me para me acautelar do fermento dos maus. E a pergunta vai directa ao meu coração: que qualidade tem o meu fermento? Estraga a massa, ou fá-la crescer? Passar o olhar pelas minhas infidelidades, acredito que também fiques magoado, pois devo ser fiel e irrepreensível aos meus compromissos como consagrada na Tua Igreja. Quero entender a Tua Palavra, quero que ela dê fruto abundante no meu coração e que nunca duvide da imensidão dos Teus actos tão maravilhosos criados em favor do homem.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

S. Cirilo e S. Metódio – Padroeiros da Europa

Fiz de ti a luz das nações, para levares a salvação até aos confins da terra…
Este anúncio enche-nos de alegria. Somos convidados a levar a Luz de Cristo até ao fim do mundo. O anúncio da Boa Nova tem de continuar a ser anunciada, acolhida e aclamada por todos os povos.
O Senhor pede a nossa colaboração para levar a Sua Palavra aos pobres e aos cativos a Redenção.

Ide e dizei-lhes: “Está perto de vós o Reino de Deus”
Jesus envia-nos como discípulos em missão. Pede que continuemos a lembrar que a messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. A nossa missão é semear e insistir com o Senhor para que olhe para a Sua Igreja enfraquecida nos seus membros e envie operários para a Ela se doarem de alma, e coração.
Jesus promete não nos faltar com a sua protecção, mesmo que enviadas para lugares estranhos e difíceis. Pede-nos que sejamos desprendidos e capazes de proclamar: “ está perto de vós o Reino de Deus…”


Em prece…
Senhor da messe faz-me Tua discípula para poder participar no anúncio do Teu Evangelho. Olha para nós, Teu povo, empobrecido e com falta de obreiros. Sejamos no mundo de hoje, sinais de humildade para a humanidade, que necessita de paz, de fé, de amor e necessita com urgência de descobrir a Tua presença e contemplar a beleza do Teu Rosto. Que perseveremos na fé e como Metódio e Cirilo, edifiquemos na concórdia um Reino de Paz, de Verdade e de Justiça…

domingo, 13 de fevereiro de 2011


A lei do amor
Se quiseres guardarás os mandamentos: ser fiel depende da tua vontade. Para o povo de Israel o amor e a fidelidade são meios para atingir a santidade. É o mesmo que acontece no hoje da nossa vida, apesar das nossas infidelidades, o Senhor é sempre fiel.

O Senhor não nos manda fazer o mal, dá-nos liberdade para tomarmos uma recta decisão e de livremente fazermos o bem. A lei do Senhor não inibe ninguém, ela é justa e todo aquele que caminhar na Sua lei, é ditoso.
A sabedoria de Deus é tão diferente da nossa!

Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas…
Ao escutar as Palavras de Jesus, dá para entender que os escribas e fariseus queriam acusar Jesus de não dar cumprimento à Lei e às tradições doa antigos. Um jogo que tem a ver com observância de preceitos. Jesus é o Homem Novo que vem revogar a Lei e traz aos homens uma Lei renovada, porque baseada no amor.
Jesus censura o mal… ilustra o sentido da Nova Lei com a vida real. “Ouvistes: Não matarás….” “Não cometerás adultério”… “Não faltarás ao que tiveres jurado…” Os três grandes mandamentos da vida e do respeito pela dignidade do ser humano…
Jesus é duro quando afirma:  “ A vossa linguagem deve ser sim, sim; não, não. O que passa disto vem do maligno…
Estas palavras ajudam-nos a fazer um exame de consciência individual e comunitário. Será que também nós vivemos presas à Lei? O que transmitimos à humanidade? A Palavra de Deus, ou a tradição? À experiência de adesão ao Pai na obediência e no amor?
Quando vivemos a experiência de Deus, os Seus preceitos não são leis impostas para viver o discipulado. Elas ecoam no mais fundo do nosso ser e estão escritas no nosso coração.
Em prece…
Senhor do meu projecto de vida! Deixa-me experimentar a grandeza do Teu amor. Que o compromisso que nasce do amor, seja pleno e livre como Tu desejas. Que a meta do projecto que tens para mim, seja percorrida com humildade e simplicidade de coração, para chegar com alegria à Tua presença. Que o êxodo do amor, me ajude a sair de mim mesma, dando a morte ao homem das tradições, dos costumes e da lei, mas com energia e liberdade, rasgue o horizonte da minha vida para viver a graça do Teu Amor.
Que do meu coração, brote o pedido forte de que fiques comigo, me ensines a Tua Lei, me ajudes a concretizá-la na minha vida, me ajudes a ser justa. Guia-me, conduz-me e ajuda-me a viver sempre na Tua graça.