sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Comeram e ficaram saciados...

Senhor, tendes sido o nosso refúgio através das gerações...
Ensinai-nos a contar os nossos dias para chegarmos à sabedoria do coração...
Tu, Senhor, o Pão da Vida que matas a fome a multidões...
Magnífico o Teu gesto! Mandas sentar!
Sentar, desta vez, para fortalecer o corpo...
Outras vezes tens mandado sentar para Te escutar...
Quero sentar-me para que me alimentes,
Quero sentar-me para saborear a doçura da Tua Palavra...
Pelo Pão da Vida recebe o meu Louvor...

Sereis como deuses…
Viver na graça de Deus em fidelidade constante é a nossa meta. Não ter nunca a pretensão de ser como Deus, mas sim, reconhecer a nossa pequenez e o nosso pecado, deixando que Ele seja tudo em nós.
A nossa desobediência ao Senhor é fruto da vaidade, do orgulho, do querer ser omnipotente…Vivamos atentas para não nos deixarmos seduzir pela tentação.

Felizes porque absolvidas do nosso pecado…
Felizes porque embebidas pela misericórdia de Deus...
Felizes porque em Cristo, encontramos refúgio…

Effathá… Abre-te…
É o convite do Senhor à nossa surdez em reconhecê-Lo como o centro vital da nossa condição de mulheres consagradas. O Senhor deseja impor sobre nós, as Suas mãos, deseja meter os Seus dedos nos nossos ouvidos, refresca-los com saliva para que escutem e se abram à Palavra Salvadora que nos cura interiormente.


Em prece…
Senhor do meu dia purifica os meus lábios, abre os meus ouvidos para que o coração possa acolher a Tua mensagem de Amor.

Olha neste dia e sempre aqueles que convidas a viverem unidos ao Teu sacrifício salvador. Confio-Te todos os doentes que precisam da Tua doçura de Pai para aliviar as suas dores.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Felizes os que esperam no Senhor!
Somos felizes se andarmos nos caminhos do Senhor, se o temermos, se acolhermos docilmente os Seus ensinamentos, a Palavra semeada em nosso coração.
Basta acreditarmos, basta deixarmos germinar a Fé, basta deixar que o Senhor nos toque o coração.
Basta aceitar a Sua ajuda e seremos curadas das nossas enfermidades interiores. Tudo na nossa vida fará sentido quando formos capazes de amar, acolher, servir e doar a vida sem limites….
Em prece….
Senhor da minha vida, que a Tua Palavra penetre em meu coração. Que saiba alargar os horizontes da minha vida, para que eu seja capaz de estabelecer pontes de amor, de comunhão, para nelas deixar passar os sem coragem, os doentes do coração, os sem Fé, para que cheguem a Ti e no Teu coração misericordioso encontrem Paz e alívio para as suas vidas. Faz-me elo de comunhão e união com todos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Senhor Deus formou o homem do pó da terra… Insuflou-lhe um sopro de vida…
Bendiz, ó minha alma, o Senhor… Porque és grande, majestoso e admirável. Renovas a face da terra e pelo Teu Espírito temos a vida…
O que sai do homem é que o torna impuro. Jesus pede que O escutemos para compreendermos o sentido das Suas Palavras. Não sejamos impuros, para podermos viver irrepreensíveis, diante de Deus.

Em prece…
Senhor, olho-me como criatura pobre e pequena, onde Tu, o Magnífico Criador, colocas coisas boas e menos boas.  Olho-me como Tua colaboradora, embora fragilizada pela minha pequenez, mas Tu, podes tornar-me nova nos actos, na vida, nos gestos e no amor.
Confio-Te o coração de todos os homens, para que com inteligência e sabedoria possam criar contigo maravilhas sem fim.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como é admirável o vosso nome em toda a terra, Senhor, nosso Deus!
Magnífica a obra da Criação!
 Nem sabemos como agradecer  tão incomparável mistério!
Depois de ter criado tudo, faltava alguém  para cuidar do milagre da Criação.
Diante do Criador que viu que tudo o que tinha feito era bom, cometemos tantas falhas! Esquecemos o que significa o “crescei e multiplicai-vos”; o “produza a terra…” “faça-se a luz…” “ Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”…etc.
Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim…
É vão o culto que me prestam e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos.
Jesus é frontal, denuncia o que está mal, responde com clareza aos fariseus…
Também, a nós, pede para não nos prendermos demasiado às coisas do mundo, às tradições, mas sim, para vivermos o mandamento do amor, sendo capazes de praticar a justiça, a verdade e a lealdade para com todos.
Em prece…
A Ti, meu Criador, contemplo como o mais belo dos Filhos dos homens. Revejo-me como colaboradora da Tua obra magnífica. Revejo as minhas infidelidades, quando dou ouvidos à voz do mundo.
Consagra-me na verdade e na fidelidade para viver com alegria o Teu projecto Salvador. Envolve-me na Tua Luz, renova a minha vida dando-lhe novo alento.
Abre o meu coração para poder retirar dele as más inclinações que o tornam impuro.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Voltando de novo ao sal e à luz...
A luz é a primeira obra de Deus Criador e é fonte da vida; a própria Palavra de Deus é comparada com a luz, como proclama o salmista: “Lâmpada para meus passos é tua palavra e luz no meu caminho” (Sal 119, 105).
A sabedoria resume em si os efeitos benéficos do sal e da luz: de facto, os discípulos do Senhor são chamados a dar novo “sabor” ao mundo, e a preservá-lo da corrupção, com a sabedoria de Deus, que resplandece plenamente sobre o Rosto do Filho, porque Ele é a “luz verdadeira que ilumina cada homem” (Jo 1, 9).
Cristo foi trespassado por causa das nossas culpas 

e esmagado por causa das nossas iniquidades
Pelas Suas Chagas fomos curados

Trespassaram as minhas mãos e os meus pés, posso contar todos os meus ossos.
As Chagas de Jesus são os sinais do Seu amor para com a Humanidade. Somos convidadas a ter Fé para acreditar sem ver.
É como se Jesus nos dissesse: “ Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos: aproxima a tua mão e mete-a no meu lado. Não sejas incrédula, mas crente….”

Faz Senhor que, venerando as Tuas Chagas, merereçamos gozar no Céu o fruto Redentor do Teu Sangue Precioso. Obrigado pelo Amor com que continuas a amar-nos mesmo tendo algumas dúvidas de Fé. Que saibamos cair de joelhos e exclamar: "Meu Senhor e meu Deus..."

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A tua luz despontará como a aurora….
Como pode acontecer isto na nossa vida? Invocando o Senhor, escutando a Sua Palavra, tirando do meio de nós a opressão, os gestos de ameaça, as palavras ofensivas, cumprindo as obras de misericórdia.
Assim, a Tua luz brilhará na escuridão e a tua noite será o meio dia… É o convite do profeta Isaías que nos fala de mudança de vida, de renovação constante pela prática das boas obras.

A sabedoria da Cruz….
A nossa fé, não pode fundamentar-se na sabedoria humana, mas sim na sabedoria da Cruz, no poder e na glória de Cristo. O profeta de hoje, tem de desaparecer diante da grandeza da Mensagem que anuncia, pois, só, o poder do Espírito Santo e a força da Cruz consegue mover os corações.
Vós sois o sal da terra…
Vós sois a luz do mundo…
Parece surpreendente a proposta que o Senhor nos faz! Ser sal e ser luz, é ser testemunha do Evangelho que é luz e sabor a dar brilho e gosto à nossa vida…
Sal a dar sabor… Luz a brilhar no nosso caminho! Tudo é sinal de Deus manifestado nas boas obras que praticamos.
Em prece…
Senhor da minha vida, que as minhas obras brilhem apenas a Teus olhos, que sempre procure fazer o bem, dando sabor a todas as coisas que realizo em Teu nome.
Que o Teu convite a ser sal e luz sejam uma constante na minha vida. Que saiba anunciar o mistério do Teu amor aos irmãos. Seja eu, capaz de falar de Ti com desassombro.
Defende-nos, brilha em nós, torna o nosso coração firme e inabalável. Olha para a Tua Igreja. Que ela seja sal e luz, servindo-Vos noite e dia com inteira liberdade.
Ofereçamos a Deus, por Jesus Cristo, um sacrifício de louvor…
Não esqueçamos a beneficiência e a solidariedade, pois estes são os sacrifícios que agradam ao Senhor.
Sejamos submissas, porque aqueles que nos são dados como pastores, a eles compete o zelo e o cuidado de nós. Estejamos atentas para podermos realizar a vontade de Deus a nosso respeito.
O Senhor é meu Pastor… Nada me faltará. O Senhor conduz-nos, está atento às nossas necessidades, leva-nos às águas refrescantes, reconforta-nos, guia-nos pelo caminho do Seu amor. Nada temos a temer, pois Ele está a nosso lado, o seu cajado ampara-nos e inspira-nos confiança.

Eram como ovelhas sem pastor…
Vinde comigo… Este é o convite do Bom Pastor…
Descansai um pouco… É bom sabermos em quem repousar das nossas fadigas…
Ele é o nosso guia, conduz-nos e tem compaixão de nós, congrega-nos quando andamos dispersas e ensina-nos o que devemos fazer para alcançarmos a salvação.
Em prece
Senhor do meu dia, deixa que tome consciência de que Tu és o meu Pastor, o guia que me conduz. Deixa-me repousar em Ti, deixa-me saciar com a água da Vida que me ofereces para me refrescar, reconforta a minha alma, quando tudo parece ficar escuro e em pânico. Deixa-me ser ovelha dócil e mansa do Teu rebanho. Que eu habite sempre no Teu redil. Lembro-te os que andam afastados do Teu coração e preocupados com a azáfama da vida se esquecem de repousar em Ti.