terça-feira, 5 de julho de 2011

A MESSE É GRANDE...

S. Mateus 9,32-38.
Naquele tempo, apresentaram a Jesus um mudo, possesso do demónio.
Depois que o demónio foi expulso, o mudo falou; e a multidão, admirada, dizia: «Nunca se viu tal coisa em Israel.» Os fariseus, porém, diziam: «É pelo chefe dos demónios que Ele expulsa os demónios.»

Jesus percorria as cidades e as aldeias, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor. Disse, então, aos seus discípulos: «A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.»

Senhor da Misericórdia...

A vida é um mistério! Tanta canseira, tanta escravidão do tempo, tanto desamor! A vida, por vezes, apresenta-se enigmática, sem soluções à vista para dar respostas que permaneçam e marquem definitivamente a humanidade. Sabes, Senhor, hoje, olho-Te como o Senhor da bondade, da misericórdia. Esse Teu compadecer-se da multidão porque estava cansada e abatida, é encantador! Dá-me a coragem para encontrar a minha felicidade nas Tuas Palavras de Consolação.
Gosto de pensar, que Tu, és o Senhor que abençoa e que entre mil sinais, surge o sinal do amor que não se iguala a nenhum outro… Mas deixa-me expressar o que sinto e onde me encontro no hoje da minha vida. Sabes, sou de novo Jacob.
Ontem contemplava, hoje luto e a minha luta acontece contigo, porque os temores e fracassos da vida, levam-me a questionar-Te seriamente porque me fazes estas coisas. Então a luta acontece, mas peço-Te que não me largues, mas em cada segundo da vida, me abençoes e protejas. Sei que tens um projecto sempre novo para mim.
Que o meu corpo descanse em Ti, que o meu coração bata por Ti, que o meu QI deixe que faças nele as Tuas passeatas de forma a corrigir o que está prestes a desviar-se, para que depois não fiquem cicatrizes, nem mazelas que o tornem cada vez mais apagado e sem criatividade. Põe no lugar o que está desarrumado, que o inútil se trone útil, o inflexível em flexível, as incertezas em certezas e factos concretos… Sei lá o que mais…
Senhor da Misericórdia,
quando estiver possuída pelo mal liberta-me dessa escravidão, afasta de mim o cansaço e as cadeias que roubam as oportunidades de viver um crescimento contínuo na linha do Teu seguimento.
Olha as multidões de novo. Sabias que estou lá?
Sabias que sou das que estão cansadas e abatidas?
Sabias que pareço mais uma ovelha sem guia?
Preciso da ventania do sopro divino que me faz tanta falta para sacudir o pó que pousa sobre mim.
A minha vida fica travada porque o travão do amor quebrou das tantas descidas e subidas que desfizeram a corrente do amor e rebentaram a força que ele tem sobre quem se deixa encantar por Ti.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.